Afinal, o que é o tal do Programa de Bolsas de Iniciação Científica?

março 2017

Você é curioso (a), investigativo (a) e gosta de saber o porquê das coisas? Se resposta é sim, a Iniciação Científica é pra você!

Se você é aluno (a) de qualquer curso de Graduação e gosta muito de um tema específico, uma área do conhecimento, e quer estudar mais a fundo o assunto, na Iniciação Científica isso é possível.

Qual é o perfil que quem faz a Iniciação Científica?

O aluno deve ter dedicação, comprometimento, vontade e muita determinação nos estudos (o que consequentemente leva ao bom desempenho acadêmico).

Para o desenvolvimento do projeto, você terá que se dedicar à pesquisa de forma regular (semanalmente). São exigidas pelo menos oito horas semanais, no entanto cada projeto necessita de um número de horas para que seja concluído.

É importante que você desenvolva com seu orientador um plano de trabalho e um cronograma. Fica nossa sugestão: converse com ele sobre quantas horas da sua semana (a carga horária a ser cumprida) você terá que dedicar para que os objetivos estabelecidos no projeto sejam alcançados.

Por esses motivos, também, uma das exigências para o recebimento das bolsas é que o estudante não possua vínculo empregatício e/ou não receba qualquer tipo de salário/remuneração.

Flat design vector illustration concept of science. Horizontal banners set with scientist workplaces. Scientific Research, Chemical Experiment.

Quais são (os muitos) benefícios da Iniciação Científica? Olha só quanta coisa boa ela traz pra você:

ponto_serviços_comunidade3 Te dá uma formação diferenciada, ensinando a ter mais desenvoltura pra enfrentar desafios e solucionar problemas, já que você irá lidar com situações inesperadas;

ponto_serviços_comunidade3Proporciona a troca experiências com o professor – que às vezes não acontece em sala de aula. Você pode absorver ainda mais o conhecimento dele e aprender a como aplicar isso em seu dia a dia;

ponto_serviços_comunidade3Te dá mais maturidade, responsabilidade, segurança para apresentar projetos e falar em público, além de comprometimento com resultados;

ponto_serviços_comunidade3Você aprende a trabalhar em equipe e a conhecer e respeitar os preceitos éticos no desenvolvimento do projeto;

ponto_serviços_comunidade3 Há possibilidade de participação em Congressos no Brasil e no Exterior, além da publicação de seu trabalho em revistas cientificas.

Qual a duração e o valor da Bolsa de Iniciação Científica?

A bolsa possui a duração de 12 meses, podendo ser renovada. Concedida pelo CNPq e pela UNICID, a bolsa de estudos tem valor de R$ 400,00.

Como posso me inscrever para receber a bolsa de estudos?

As inscrições para a seleção de candidatos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, com vigência de agosto/2017 a julho/2018 estão abertas e vão até 31/05/2017.

Serão realizados dois cursos preparatórios, um por semestre, no qual a presença do (a) bolsista (a) será obrigatória.

Mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica da UNICID podem ser obtidos no site da instituição (www.unicid.edu.br), seguindo os tópicos Pós-graduação>Pesquisa, ou pelo e-mail iniciacao.cientifica@unicid.edu.br.