Avaliação Institucional na Educação Superior

 

O que é?

A avaliação institucional é um processo de pesquisa e de comunicação que visa proporcionar uma reflexão contínua e revisar permanentemente a atuação da Instituição, tendo em vista o alcance de sua missão, de seus objetivos e o aprimoramento da qualidade institucional.

 

Por que avaliar?

Esse processo objetiva identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da Instituição, fornecendo subsídios para a compreensão da realidade institucional, favorecendo as gestões acadêmica e administrativa.

A partir de 2004, a Avaliação Institucional passou a ser uma exigência do Governo Federal, por meio da Lei nº 10.861, de 14/04/04, que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

 

O que é SINAES?

O SINAES é parte de uma política de governo voltada à Avaliação da Educação Superior.

É um sistema de avaliação global e integrado das atividades institucionais, composto por:

  • Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES);
  • Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
  • Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

É obrigatório em todas as instituições de ensino superior do País.

 

O que é CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e membros da sociedade civil que, conforme Art. 11 da Lei 10.861, tem “as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP…”

 

Quais são os processos da Avaliação Institucional / CPA da Universidade Cidade de São Paulo?

A autoavaliação compõem-se dos seguintes processos:

• Planejamento;

• Avaliação, Estudos e Levantamentos;

• Comunicação e Envolvimento da Comunidade Institucional / Acadêmica;

• Coordenação e Articulação da Avaliação Institucional / CPA / SINAES.

 

O que fundamenta e orienta tais processos? Como se realizam?

A fundamentação teórico-metodológica do processo autoavaliativo da Universidade Cidade de São Paulo ancora-se nos paradigmas: crítico-dialético, sócioantropológico e empírico-analítico, os quais definem seus procedimentos metodológicos.

Os paradigmas citados indicam ações nas abordagens:

Quantitativa: que consiste na aplicação de instrumentos avaliativos centralizados nos conceitos / medidas (notas), nos quais se destacam os projetos:

  • Avaliação no Ensino de Graduação Institucional / Cursos;
  • Avaliação no Ensino de Graduação na Modalidade a Distância – EaD Institucional / Cursos.

Qualitativa: que consiste em obter opiniões, informações, sugestões, avaliações por meio de ações específicas centralizadas no diálogo ou em colocações livres, em que se destacam:

  • Comunicações diretas, gráficas ou on-line da Avaliação Institucional e CPA;
  • Reuniões de conselhos, colegiados de cursos, encontros, reuniões, outros.

Tais abordagens interagem na análise e elaboração dos resultados finais dos projetos e ações realizados no processo autoavaliativo.

 

Como e onde consultar os resultados produzidos pela Avaliação Institucional?

Os resultados gerais dos projetos autoavaliativos podem ser consultados nos documentos e publicações da CPA, disponibilizados na biblioteca da UNICID, ou na secretaria do setor. Estão disponíveis, ainda, nos endereços www.unicid.edu.br/cpa e www.cruzeirodosul.edu.br/sinaes, clicando nos links desejados, cujos logins e senhas são divulgados no painel da CPA a cada projeto realizado.

 

Localização, expediente e contatos – CPA.

 

Localização: Bloco Alfa – 7º andar – Ao lado da Reitoria

Telefone: (11) 2178-1307

E-mail: cpa@unicid.edu.br

Expediente: das 8h às 20h