Você está em:

Notícia

Dor lombar crônica em idosos – UNICID oferece tratamento gratuito!


11
maio 2017

O Centro de Excelência em Pesquisa Clínica em Fisioterapia da UNICID está com inscrições abertas para tratamento gratuito de idosos com dor lombar crônica. Os pacientes terão acompanhamento dos professores e alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia. Confira as informações:

Requisitos: pacientes idosos com dor lombar e idade entre 65 e 85 anos.
Número de vagas: 70
Inscrições: até 30/05/2017.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 2178 1240 (Clínica de Fisioterapia), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

 

Saiba mais sobre dor lombar crônica em idosos

 

O que é dor lombar crônica?

A dor lombar crônica é uma dor ou desconforto com duração superior a 12 semanas na região entre as margens costais e as pregas glúteas inferiores, associada ou não a sintomas nos membros inferiores.

 

Qual a relação entre dor lombar e envelhecimento?

O envelhecimento promove alterações funcionais, como a redução da massa e força muscular, maior rigidez articular e instabilidade postural. Quando acompanhado por doenças crônicas não estabilizadas, como a dor lombar crônica, o envelhecimento está geralmente associado à incapacidade funcional.

 

 

Dor lombar em idosos é comum?

Cerca de 36% da população idosa apresenta um episódio de dor lombar por ano.

 

O tratamento fisioterápico é indicado para essa população?

A terapia por exercícios apresenta forte evidência na redução da dor e incapacidade; e melhora no equilíbrio por meio da estabilização do tronco. Em relação à população idosa, o exercício pode minimizar os efeitos fisiológicos não saudáveis de um estilo de vida sedentário, aumentar a expectativa de vida ativa, limitar o desenvolvimento e a progressão da doença crônica e de condições incapacitantes.