Ensino da cultura afro-brasileira é tema de exposição na UNICID

março 2017

A Lei 10639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, abordando a importância social, política, cultural e econômica dos negros em nossa sociedade.

A partir disso, e utilizando a literatura enquanto ferramenta de trabalho do educador, os alunos dos 3° e 4° semestres do curso de Pedagogia elaboraram o projeto Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula: Diversidade e Identidade nos Contos Africanos para a disciplina de Fundamentos metodológicos do Ensino de História e Geografia II.

Nessa atividade, que originou a exposição vista no saguão do bloco Alfa entre os dias 6 e 10/03, também foi trabalhada a importância da representatividade para a criança no processo de construção de sua identidade.

Cultura Afro-Brasileira na Sala de Aula – passo a passo do projeto

ponto_serviços_comunidade5Durante o último semestre, os alunos buscaram entender as práticas  e o uso de diversas linguagens no ensino da história e geografia;

ponto_serviços_comunidade5Em seguida, foi feito um levantamento dos livros de literatura infantil ligados à temática.

ponto_serviços_comunidade5Os grupos escolheram os seus livros e desenvolveram uma sequência didática tendo como proposta o desenvolvimento da identidade da criança.

“Os grupos trabalharam o livro escolhido com as crianças — e esse momento foi bem interessante, pois elas puderam pensar a respeito de sua identidade, entendendo a origem da sua cor, do seu cabelo, dos seus hábitos culturais, dentre outros. Com isso, tivemos ferramentas para criar a partir dos personagens dos livros representatividade para as crianças, lidando, assim, com a nossa diversidade cultural” – Profa. Dra. Vanessa Mattos.

ponto_serviços_comunidade5Por fim, os grupos apresentaram o produto final em formato de exposição.

O projeto contou com a participação da Profa. Ma. Luciene Teixeira, da Profa. Dra. Heloísa Aguiar, coordenadora do curso de Pedagogia, da assistente de curso Jéssica e das alunas que atuam na Brinquedoteca da UNICID.