Você está em:

Notícia

Estudo realizado pela Pós-graduação em Fisioterapia é publicado em periódico americano.


13
março 2017

Um importante estudo realizado pela doutoranda Maria Luiza Caires Comper, sob a orientação da Profa. Dra. Rosimeire Simprini, do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da UNICID, foi publicado pelo periódico americano The BMJ Journals.

O artigo Effectiveness of job rotation for preventing work-related musculoskeletal diseases: a cluster randomised controlled trial aborda o uso do “job rotation”, ou rodízio de funções, como prevenção dos distúrbios musculoesqueléticos e controle dos fatores de risco biomecânicos em trabalhadores da indústria de manufatura.

Muitas empresas são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e utilizam esse método para prevenir lesões. Entretanto, o estudo mostrou que o grupo que realizou o rodízio, quando comparado ao outro grupo que não realizou, não teve diminuição das horas perdidas em função das doenças musculoesqueléticas.

“(O estudo) mostra que implantar o rodízio, estratégia muitas vezes complexa e de custo elevado, não se mostrou efetiva”, afirma a Profa. Dra. Rosimeire Simprini.

Confira o artigo completo clicando aqui!