Você está em:

Notícia

Evento na UNICID promove discussão sobre a profissão de intérprete de Libras.


22
agosto 2017

No dia 08/07, a UNICID recebeu o I somaTILSP, encontro organizado pelos intérpretes  de Libras que atuam no estado de São Paulo em parceria com o Núcleo de Acessibilidade – NAce.

“Estudando a história de constituição da Associação dos Profissionais Intérpretes e Guias Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais do Estado de São Paulo, descobrimos que o primeiro encontro de Tradutores Intérpretes de Libras – Língua Portuguesa, que culminou na fundação da organização, se deu também dentro da UNICID. Este fato não era de nosso conhecimento prévio e muito nos felicitou, porque mostra o compromisso da UNICID com a formação seja ela em que âmbito for.”– Rosilda Santos, tradutora e intérprete de Libras.

O encontro teve como proposta fomentar a busca pela formação por meio do compartilhamento de experiências e da união da categoria em prol da comunidade surda.

O Prof. Dr. Vinicius Nascimento, docente na UFSCar e diretor regional da FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia – Intérpretes de Língua de Sinais), em sua palestra, tratou sobre a trajetória histórica e a constituição dos profissionais Tradutores Intérpretes de Libras no Brasil.

 

Também participaram do evento Paullo Vieira, assessor parlamentar da deputada Mara Gabrilli, autora da Lei Brasileira de Inclusão, e Neivaldo Zovico, presidente da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos de SP – FENEIS-SP.