Exposição de Pedagogia busca reconstruir memórias dos alunos

junho 2017

Como a sua história influencia as suas escolhas profissionais? — essa foi a temática da exposição A Estética do Descobrimento: História de Vida e Representações da Docência, que faz parte do Ciclo Comemorativo dos 45 anos de Pedagogia na UNICID.

Os alunos dos 2º e 3º semestres, sob a orientação da Profa. Ma. Thailla Fabiane Kataoka Lopes, reelaboraram suas posturas quanto à profissão de docentes e o ambiente escolar a partir do resgate de suas memórias individuais, representadas na exposição por objetos pessoais que marcaram as suas trajetórias.

“Durante o processo de construção e desenvolvimento, a rememoração esteve presente e foi marcada por emoções, sentimentos e lembranças que contribuíram para a reconstrução das suas histórias em seus processos formativos. Um momento repleto de sentido e significado quando se visa a formação docente em consonância com a humanização do sujeito e a ressignificação de SER professor”, explica a Profa. Fabiane Kataoka.

Além disso, com o apoio dos professores/orientadores das disciplinas de áreas de conhecimento específicas, os alunos apresentaram suas narrativas sobre a trajetória escolar em um processo de autoconhecimento e descoberta.

Aproveitando o evento, também foi compartilhado um banner comemorativo aos 45 anos de Pedagogia, completados em 29/05, ressaltando o compromisso acadêmico, a visão social e o vanguardismo que o curso possui.