Fisioterapia da UNICID promove ações de prevenção de quedas de idosos

julho 2017

24 de junho é o Dia Mundial da Prevenção de Quedas de Idosos. Para chamar a atenção à data e conscientizar a população sobre esse grave problema de saúde pública, alunos e professores de Fisioterapia da UNICID organizaram atividades a respeito do tema.

A Clínica de Fisioterapia, no dia 20/06, ofereceu palestras sobre segurança em casa e riscos de quedas associados à incontinência urinária. Além disso, foram realizadas oficinas corporais e vivência em atividades de dupla tarefa em um circuito. As ações foram idealizadas pela coordenação e alunos do curso e orientadas pelas Profas. Monica Perracini, Maria Elisabete Saldanha e Rosangela Vinhas.

No dia 21/06, a atividade se estendeu para a estação Tatuapé do Metrô de São Paulo, na qual passageiros foram informados sobre os perigos e as consequências de lesões decorrentes de quedas por meio de atividades interativas, como oficinas e circuitos com obstáculos.

Segundo a Profa. Monica Perracini, ações dedicadas ao Dia Mundial da Prevenção de Quedas em Idosos ocorre há quase 10 anos na Universidade: “em 2008, nós começamos a trabalhar com a conscientização para essa data, fazendo seminários e trazendo parceiros. Essa é uma forma de chamarmos a atenção das pessoas para a prevenção”.

Nas duas atividades foram atendidas, aproximadamente, 400 pessoas, conforme informa a Prof. Célia Debessa, coordenadora do Curso.