Fisioterapia: saiba tudo sobre o curso e a profissão!

junho 2017

Sempre quis saber como é o curso de Fisioterapia e quais são as funções de um fisioterapeuta? Estamos aqui para te mostrar!

Nós convidamos a Laís Roveron e o Victor Prado, alunos do curso, para contarem um pouquinho sobre a profissão e a rotina da graduação aqui na UNICID, incluindo o dia a dia nas salas, laboratórios e Clínica. Vem ver!

Fisioterapia – o que é?

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes – esse é o objetivo do fisioterapeuta, que utiliza de sua expertise na prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios ligados ao movimento humano.

A área conta com mais de 33 especialidades e é possível trabalhar em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, academias, hospitais, clubes e laboratórios.

Regulamentada desde 1969, para atuar como fisioterapeuta é necessária formação superior em Fisioterapia e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Eu gosto de ajudar ao outro e vi na Fisioterapia essa chance. Victor Prado

(A profissão de Fisioterapeuta) é muito mais do que as pessoas imaginam. Laís Roveron

Por que fazer Fisioterapia na UNICID?

Inaugurado em 1983, o curso de Fisioterapia da UNICID é reconhecido como um dos melhores do país — e basta ver os nossos diferenciais para saber o porquê.

ponto_serviços_comunidade5 Projeto pedagógico

A construção do conhecimento a partir do teórico e da prática com a mediação do professor: é assim que a UNICID forma profissionais capacitados, com autonomia e, acima de tudo, conscientes do papel que desempenham na reabilitação dos pacientes.

ponto_serviços_comunidade5 Docentes

98% de professores mestres e doutores, com alto nível de conhecimento e sempre dispostos a ajudar – você encontra no curso de Fisioterapia da UNICID!

ponto_serviços_comunidade5 Infraestrutura

O curso conta com os laboratórios de Anatomia, Citologia e Informática (multidisciplinares); laboratórios de Eletro/Termo/Fototerapia, Massoterapia, Cinesioterapia e Biomecânica, além de Piscina Terapêutica aquecida e adaptada.

A Clínica de Fisioterapia, fundada em 1986, é utilizada como espaço de prática supervisionada dos alunos de graduação e pós-graduação. Assim, os alunos atendem à comunidade nas áreas de Ortopedia, Fisioterapia Aquática, Pediatria, Neurologia, Esportiva, Idoso, Saúde da Mulher e Saúde do Homem.

Saiba mais sobre os serviços à comunidade aqui!

Nos primeiros semestres temos Observações de Práticas Clínicas, no qual acompanhamos o atendimento dos pacientes. No estágio supervisionado, temos uma vivência com ele dentro da Clínica.

Tenho um paciente que após um AVC não conseguia mexer o ombro, movimento que agora, com o tratamento, consegue. Quando você faz isso por um alguém, não tem como explicar (quão boa é) a sensação. Victor Prado

Eu optei pela UNICID por ter sido a primeira universidade privada na cidade de São Paulo a oferecer o curso. Também tive a indicação de uma fisioterapeuta já formada e de antigos professores dela. É um curso bem renomado, tanto na parte acadêmica, quanto na científica.

Quando falamos que estudamos na UNICID, há uma diferença. O mercado de trabalho sabe da infraestrutura daqui, sabe da capacidade dos professores e, fundamental, dos valores éticos transmitidos. Laís Roveron

Conheça a Clínica de Fisioterapia

Incentivo à Iniciação Científica

Desde o começo da vida universitária, os alunos são incentivados a fazer Iniciação Científica, um projeto de pesquisa realizado com o auxílio de um orientador (confira aqui mais informações).

A Iniciação é uma pesquisa sobre um assunto que você pretende se especializar. Ela é um passo a frente. Começamos a entender os pacientes, a coletar e analisar dados, conhecer e pesquisar o seu diagnóstico. Victor Prado

Eu estou na terceira, todas na área de AVE (Acidente Vascular Encefálico). Com isso, participei de vários congressos, e em um deles eu ganhei uma menção honrosa na área de saúde. Laís Roveron

O curso apresenta um projeto pedagógico que, em sintonia com os programas de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, consegue atingir um nível de excelência no que se refere à produção científica, sem perder o foco nas atividades clínicas.

A participação dos alunos na Iniciação Científica, além da interação de professores/pesquisadores em sala de aula, enriquece a parte cientifica, enquanto o fato do aluno desde o primeiro semestre do curso já frequentar a Clínica para observar os atendimentos, faz com que o ele sinta orgulho e prazer em estudar aqui. Na formação do aluno como cidadão, integram ações de extensão com atividades desenvolvidas em UBS, no programa Saúde da Família, entre outros.

Além da Clínica, laboratórios específicos, laboratórios de análise do movimento, avaliação sistematizada e avaliação isocinética completam os espaços pedagógicos para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício profissional com qualidade.

Gostou? Então, venha para a UNICID!