Guia de Intercâmbio da UNICID – conhecimento não tem fronteiras!

maio 2017

Procurando por uma experiência acadêmica e pessoal que possa fazer a diferença em sua formação e carreira? Experimente ingressar em um programa de intercâmbio 😉

Além de garantir a sua fluência em outro idioma — o que irá valorizar bastante o seu currículo —, estudar no exterior te permitirá conhecer novas pessoas e culturas. Se o que quer é sair da sua zona de conforto, não existe nada melhor!

E você ainda desenvolverá características e habilidades importantes para o mercado: coragem, autoconfiança, sagacidade, iniciativa, flexibilidade e capacidade de adaptação e interação.

Quer entender como um intercâmbio funciona? É pra já!

Primeiro passo – busque ajuda! Aqui na UNICID você conta com o Núcleo de Relações Internacionais, que tem como objetivo intermediar as ações de intercâmbio na instituição e possui convênio universitário com diversas instituições.

Conheça os tipos de intercâmbio e descubra quais se encaixam ao seu perfil/objetivo.

ponto_serviços_comunidade5 Intercâmbio de Idiomas

Os programas de intercâmbio para aprendizado de novos idiomas geralmente tem duração mínima de duas semanas. Já o prazo máximo varia conforme a necessidade do aluno, que não tem permissão para trabalhar e sim, apenas estudar no exterior. Não é necessário ter fluência na língua escolhida e entre as opções há cursos semi-intensivos (com carga horária de 4h/dia) ou intensivos (com carga horária de 5h ou 6h/dia). É possível se hospedar em instituições de ensino, casas de família ou alugar um imóvel.

ponto_serviços_comunidade5 Intercâmbio Universitário

Os programas de intercâmbio universitário possibilitam fazer cursos de Graduação, Pós-Graduação ou Extensão no exterior. Muitas universidades brasileiras têm parcerias firmadas com universidades estrangeiras, o que possibilita e facilita a ida do estudante (como o Núcleo de Relações Internacionais aqui em UNICID).

Na modalidade Work and Study é concedido um visto de permanência que permite ao aluno também atuar em um trabalho remunerado. Geralmente, é período integral, dividindo o tempo em estudo e trabalho.

A modalidade Internship é um estágio internacional, indicado para quem deseja investir na carreira profissional. Nesse intercâmbio aprende-se o idioma escolhido atuando em uma empresa estrangeira.

A nossa aluna Tatiane Mota já foi e garante: essa experiência vale a pena!

“Eu me formei em Fisioterapia pela UNICID em 2010. Participando de algumas Iniciações Científicas e trabalhando como assistente técnica de pesquisa pelo Programa de Pós-graduação em Fisioterapia, me interessei mais por pesquisa. Iniciei o mestrado em 2013 e, durante esse período, tive a oportunidade de conversar com o professor e pesquisador Mark Hancock sobre a possibilidade de fazer doutorado em Sydney, Austrália.

Apliquei, então, para uma bolsa de estudos no exterior pela CAPES e iniciei o doutorado pela Macquarie University em 2015. Todas essas etapas só foram possíveis com a ajuda do Prof. Dr. Leonardo Costa e o suporte e incentivo constante da UNICID para o meu aprimoramento.

A experiência de fazer doutorado no exterior é enriquecedora. Eu tenho aprendido muito sobre dor lombar, desenvolvido importantes habilidades em pesquisa e feito contato com importantes pesquisadores da minha área. Somado a isso, a experiência te permite conhecer lugares lindos, culturas diferentes e pessoas especiais”.

Com a palavra, nosso professor!

“A experiência de viajar para o exterior e poder conhecer outra instituição de ensino superior enriquece o currículo, o conhecimento e abre novas possibilidades para um emprego melhor. Essa experiência se faz muito importante neste mundo globalizado.

Sabemos que a situação econômica do país não permite pagar cursos caros no exterior, mas para isso a UNICID está desenvolvendo um programa de Permuta de Residência Estudantil Internacional. Esse programa permite que os nossos alunos hospedem alunos estrangeiros e, posteriormente, que o discente da UNICID possa se hospedar na residência do estudante que o acolheu no exterior. Tudo isso sem custo para ambos os alunos” – Prof. Dr. Gabriel Jimenez Aguilar.

Fique de olho: para fazer o intercâmbio em parceria com a UNICID, você precisa verificar os critérios segundo os editais publicados e disponibilizados na Área do Aluno.