III Jornada Ação Docente Inclusiva – educação e inclusão andando lado a lado

setembro 2016

A Jornada Ação Docente Inclusiva, em sua terceira edição, vai de encontro às necessidades dos profissionais da área da educação trazendo como tema principal a inclusão de deficientes visuais na sala de aula.

Anote na agenda:

Data: 24 de setembro, das 8h30 às 13h.

Local: Auditório Prof. Remo Rinaldi Naddeo

Público alvo: professores da UNICID e da Universidade Cruzeiro do Sul, alunos de Pedagogia e de cursos de Licenciatura.

Organização: NAce – Núcleo de Acessibilidade da UNICID

Inscrição:
Docentes da UNICID e da Universidade Cruzeiro do Sul – inscrições abertas: clique aqui!
Estudantes – inscrições a partir de 20/08: clique aqui!

Confira a programação!

8h30 – Recepção dos participantes

9h – Abertura e Palestra: A Lei Brasileira da Inclusão e o Ensino Superior.
Prof. Sueli Yngaunis – Coordenadora do Núcleo da Acessibilidade da UNICID

09h30 – Palestra: Desmitificando a cegueira em sala de aula.
Patrícia de Moraes Santos – Fundação Dorina Nowill

10h – Palestra: A Biblioteca universitária e o deficiente visual: experiência da Biblioteca da UNICID .
Mary Arlete Payão Pela – Coordenadora da Biblioteca da UNICID

10h30 – Palestra: O papel do ledor na intermediação pedagógica na deficiência visual, pc e síndromes.
Wilson de Jesus Bonifácio – Ledor

11h – Intervalo

11H30 – Palestra: Tecnologia uma ferramenta de comunicação a favor do deficiente visual e do professor.
Washington Luís Santos – Analista e programador de sistemas e graduando de curso de Direito na Unicid

12h00 – Comunicação da pessoa com surdocegueira.
Carlos Jorge W. Rodrigues – Diretor geral da Associação Brasileira de Surdocegos, Eulália Alves Cordeiro – Conselheira Municipal da Pessoa com Deficiência, Camila Indalécio Pereira – Representante da Rede de Integração ao Direito da Pessoa com Deficiência e suas famílias.