Imposto de Renda 2017 – a UNICID te ajuda a fazer a declaração de IRPF!

março 2017

De 2/3 a 27/4, a UNICID realizará a 25ª edição do Plantão Fiscal, serviço que inclui a orientação, o auxílio no preenchimento e a transmissão da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física à comunidade. Os atendimentos são efetuados pelos alunos de Ciências Contábeis da Universidade sob a supervisão de seus docentes.

O serviço integra as ações do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), que conta com o apoio técnico da Receita Federal do Brasil.

Atendimentos

Os atendimentos serão realizados entre os dias 2 de março e 27 de abril, de segunda a sábado, com hora marcada no NAF pelo telefone 11 2178-1288. andar, bloco Alfa.

Confira o horário de funcionamento do NAF: segunda-feira, das 7h30 às 11h e das 15h às 22; terça a quinta-feira, das 15h às 22h; e sexta-feira, das 14h às 22h – mezanino do 2º andar, bloco Alfa.

Para os interessados em tirar dúvidas on-line sobre a declaração de IRPF 2017, a Instituição disponibilizará, a partir de 02 de março, os e-mails imposto.renda@unicid.edu.br e naf.unicid@unicid.edu.br.

Serviço gratuito e doação

Para ser atendido, o declarante precisará doar uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas geriátricas, iniciativa que integra ação social da Instituição. As doações serão destinadas à AACD.

Documentação necessária

• Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria, etc.;
• Declaração de Imposto de Renda entregue em 2016 (CD);
• Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
• Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2016;
• Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc.);
• Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
• Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc.;
• Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas, etc.);
• Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
• Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2016;
• Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2016;
• Número do CPF dos dependentes;
• Número do recibo de entrega da declaração 2014/2015;
• Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos);
• Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).

Se liga!

Dependentes a partir de 12 anos terão que possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a sua inclusão na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. Até então, a exigência era feita para dependentes a partir de 14 anos. Com isso, a Receita Federal Brasileira busca evitar fraudes e a retenção de declarações. “Em 2016 foram entregues 29.542.894 e ficaram retidas 771.801 declarações, representando 2,6 % das declarações de IRPF entregues”, contou o Prof. Dr. Wagner Pagliato, coordenador de Ciências Contábeis.