#pedagogiaunicid45anos – evento busca refletir sobre o papel do docente

maio 2017

Dando início às comemorações dos 45 anos de UNICID e, consequentemente, do curso de Pedagogia, o evento “Representações sobre a docência: uma reflexão sobre a imagem e autoimagem para a construção da identidade profissional” reuniu durante os dias 16, 17 e 22/03 os alunos da disciplina de Organização do Trabalho Docente (2º e 3º semestres), lecionada pela Profa. Me. Thailla Kataoka, para uma palestra com a Profa. Dra. Heloísa Aguiar, coordenadora do curso.

“Como ponto de partida e fundamentação teórica, (utilizamos) os estudos do autor Miguel Arroyo (2000), que afirma que a profissão docente se constitui, também, como um ofício construído artesanalmente, a partir de experiências concretas. Tornamo-nos professores no exercício cotidiano da docência”, explicou a Profa. Thailla Kataoka.

Dessa forma, os alunos puderam refletir sobre a experiência profissional da Profa. Heloísa Aguiar a fim de discutir a crise de identidade dos professores, que tem favorecido o processo de desprofissionalização.

Segundo a Profa. Thailla Fabiane, “eles puderam discutir sobre o papel da docência, suas representações, imagens da sociedade e autoimagens pessoais, compreenderam a crise de identidade docente que cerca a sociedade e a importância da formação inicial, contínua e permanente”.