Pensando em fazer um curso de Informática e Tecnologia? Invista nessas profissões promissoras!

dezembro 2017

A área de Informática e Tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e no que se refere ao mercado de trabalho, a mudança é ainda maior. O profissional dessas áreas precisa se qualificar e deve ficar ligado em descobertas, para implantar e administrar bancos com grande volume de dados e analisar tudo em tempo real.

Você já deve ter se perguntado: afinal de contas, qual a diferença entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Redes de Telecomunicações e Ciência da Computação? Continue a leitura e descubra um pouco sobre cada uma das profissões:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Todo dia surge algum desafio para tornar o dia a dia das empresas mais empolgante. E o analista e desenvolvedor de sistemas está aí justamente para pensar soluções com base nas necessidades corporativas, seja em termos de infraestrutura de TI, trazendo novo hardware ou estruturando a rede, ou relacionado a software, implantando novos métodos. O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve documentar, especificar, implementar, testar, e manter sistemas computacionais de informação.

Quais os nossos diferenciais no curso?

Aqui, em quatro semestres você se tornará um profissional apto a analisar, projetar, desenvolver, testar e implantar sistemas com o apoio de diversas tecnologias (linguagens Java e XML), banco de dados (Oracle e/ou SQL Server) e metodologias de projeto de software, entre elas RUP (Rational Unified Process) e UML (Unified Modeling Language). Tudo isso com uma superestrutura de laboratórios equipados com máquinas e softwares de ponta, corpo docente 100% de mestres e doutores e plano pedagógico alinhado às necessidades mais recentes no mercado de trabalho.

2. Gestão da Tecnologia da Informação

As vantagens de implantar sistemas de informação na empresa são bem conhecidos: ganho em produtividade e recuperação eficiente de dados, que levam ao aumento da competitividade e mais segurança no negócio.  Este curso ensina a definir o sistema de informação a ser utilizado na gestão dos negócios de uma empresa pública ou privada, seja ela comercial, industrial ou de serviços.

Quais os nossos diferenciais no curso?

O curso conta com disciplinas sobre lógica de programação, banco de dados, conectividade, governança de TI, tecnologias para internet, tudo pensado para que você saiba promover o uso estratégico das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Tópicos como Inteligência no negócio e Ambiente empresarial o ajudarão com um olhar mais empreendedor acerca da operação, planejamento, controle e avaliação dos recursos tecnológicos.

3. Redes de Computadores

Dificilmente as sociedades modernas conseguiriam viver sem internet ou computadores. Quanto mais cresce a necessidade de comunicação, mais pressionado fica o setor de criação de desktops, notebooks, tablets, celulares, relógios, sistemas automatizados a se melhorar e inovar.

O mercado de trabalho é promissor?

A comunicação não pode esperar, por isso o tecnólogo é capacitado a resolver problemas práticos que envolvam instalação, gerenciamento e manutenção de redes de computadores e a identificar oportunidades referentes à área. Pode atuar como administrador, projetista, analista de segurança, analista de suporte em redes, arquiteto de redes de computadores e no gerenciamento de tecnologia, entre outros.

4. Redes de Telecomunicações

O profissional de Sistemas de Telecomunicações planeja, desenvolve e gerencia os sistemas de telecomunicações, incluindo a infraestrutura de informática e redes de telecomunicações. Ele ainda analisa e propõe alternativas de integração, convergência, compatibilidade e eficiência da infraestrutura de sistemas de telecomunicações, considerando as redes e os equipamentos de informática envolvidos.

Quais os nossos diferenciais no curso?

Poder contar com laboratórios modernos e bem equipados e corpo docente com relevante experiência e atuação no mercado proporciona um aprendizado bem fundamentado nas melhores práticas. Ainda mais se a matriz curricular contempla metodologia diferenciada que privilegia a interdisciplinaridade, resolução de problemas novos, comunicação de ideias, tomada de decisões, criatividade, iniciativa e autonomia intelectual: é fazer total integração entre teoria e o mundo real e desenvolver competências e habilidades do futuro tecnólogo em redes de telecomunicações.

5. Ciência da Computação

Você já pensou em fazer parte da tropa de elite que está por detrás de todos esses sistemas que tornam possível o ritmo frenético da vida atual? Com a Ciência da Computação, você aprenderá as ferramentas de programação, isto é, as instruções para que as máquinas executem o que for preciso para atender a um problema ou necessidade do cotidiano. Então, bora criar um super programa e dominar o mundo?

Quais os nossos diferenciais no curso?

Com professores mestres e doutores atuantes no mercado de trabalho, orientação pedagógica da melhor qualidade e infraestrutura atualizada de laboratórios de desenvolvimento de software, jogos, de redes e de hardware, você terá tudo para tornar-se um profissional diferenciado e capacitado a atuar nos mais diversos setores: projeto, programação e administração de redes, bancos de dados e sistemas; desenvolvimento de software, sistemas e automação de negócios; análise de sistemas e utilização de modernas técnicas de computação; solução de problemas científicos e organizacionais em empresas públicas e privadas e pesquisa.

E aí, ficou mais fácil se decidir? Para te dar uma forcinha extra nessa importante escolha, elaboramos um E-book com as informações detalhadas de cada um dos cursos.

Faça aqui o download do E-book e comece a se preparar para o Processo Seletivo de 2018!