O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, formado por professores atuantes na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro da Instituição, obedecendo os padrões éticos e defender a integridade física e psicológica dos sujeitos da pesquisa.

Dessa forma, sua tarefa é regulamentar, analisar e aprovar a realização da pesquisa na UNICID, que envolvam seres humanos e animais, exarando parecer em conformidade com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Cumpre esclarecer que o CEP assume responsabilidade pelos aspectos éticos relacionados ao risco, não sendo de sua responsabilidade avaliar a pertinência do projeto, sua metodologia ou acompanhar sua execução.

O CEP se reúne regularmente uma vez por mês ou de forma extraordinária, de acordo com determinação de seu responsável.

Passos para apresentação de Projetos de Pesquisa ao Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) da UNICID

– O Projeto de pesquisa é apresentado pelo pesquisador responsável / orientador

com anuência do responsável pela unidade em que será desenvolvida a pesquisa, assim cabe a ele o preenchimento da documentação necessária nos moldes aqui especificados.

– Documentos a serem apresentados ao CEP:

1. Preencher o Formulário de encaminhamento de pesquisa, assinando o Termo de Responsabilidade e providenciando a assinatura do responsável da Unidade onde terá realizada a pesquisa e do responsável pela Unidade em que o pesquisador está lotado.

1. Projeto de Pesquisa

Deve ser apresentado de maneira clara e resumida, obedecendo ao bom vernáculo, contendo entre 20 e 30 laudas digitalizadas em espaço duplo. Deve compreender uma apresentação inicial incluindo título, participantes, origem da pesquisa, local de realização e avaliação do risco presumível para os sujeitos da pesquisa e o texto do projeto que deve conter: introdução, problema da pesquisa, e justificativa, objetivos, metodologia da pesquisa (material e métodos), forma de análise dos resultados, referências citadas no texto, cronograma de execução e orçamento financeiro.

1. Currículo resumido da Plataforma Lattes dos Pesquisadores

Deve incluir todos os pesquisadores envolvidos no projeto e deve ter no máximo 3 folhas, de acordo com modelo especificado no site.

1. Termo de consentimento livre e esclarecido, que será preenchido pelos sujeitos da pesquisa (quando cabível)

Deve ser apresentado juntamente com o projeto. Cumpre esclarecer que nos casos envolvendo menores ou legalmente incapazes esse documento será assinado pelos pais ou responsáveis. Outrossim, quando a pesquisa envolver algum tipo de apresentação da imagem, o pesquisador deve informar esse fato aos sujeitos integrantes da amostra e elaborar um termo especifico de consentimento para cessão de direitos de imagem a ser assinado pelos sujeitos ou representantes legais.

1. No caso de pesquisas envolvendo seres Humanos,o pesquisadordeverá cadastrar o Projeto na Plataforma Brasil. Para o cadastro do pesquisador e da pesquisa acessar http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

1. O Projeto, a Folha de Rosto e as demais documentações deverão ser protocolados diretamente na Plataforma Brasil.

Obs.: A falta de alguma documentação ou seu preenchimento incorreto implicam na rejeição, sem a análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Calendário de Reuniões (Avaliação de Projetos submetidos)

Ano | 1º Semestre de 2017

Mês: Submissão de trabalho até: Reunião do CEP:
Fevereiro 08/02/2017 até às 12h 15/02/2017
Março 01/03/2017 até às 12h 08/03/2017
Abril 05/04/2017 até às 12h 12/04/2017
Maio 03/05/2017 até às 12h 10/05/2017
Junho 07/06/2017 até às 12h 14/06/2017
Julho Recesso Recesso

Informamos que a data limite para entrega dos projetos de pesquisa é até 7 (sete) dias úteis antes da Reunião de cada mês, caso contrário o projeto ficará para a reunião subseqüente.

Atendimento

O Comitê de Ética funciona diariamente de segunda a sexta-feira, no horário de 08:00 às 12:00

no Prédio Beta – Rua Honório Maia, 145 – Térreo.

E-mail: cep.unicid@unicid.edu.br

Sites Úteis