Você está em:

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

Área: Ciências Humanas e Sociais

TURMAS

Nenhuma turma disponivel

PRÉ-REQUISITOS

Superior completo, ou cursando – em qualquer área, não necessariamente no Direito.

PÚBLICO ALVO

Todos os profissionais da área de Direito, graduandos ou já graduados, que atuem e/ou pretendam atuar nas áreas de Mediação e Arbitragem.

O curso poderá também atrair pessoas de outras áreas (como de contabilidade, medicina, engenharia, entre outras), já que não há exigência alguma para que Mediadores ou Árbitros sejam bacharéis em Direito.

Assim, poderá atrair pessoas com expertise em assuntos específicos que, em razão deste conhecimento técnico especializado, poderiam atuar em mediações e/ou arbitragens que versem sobre assuntos de seu conhecimento.

Conhecendo os institutos da mediação e da arbitragem, essas pessoas poderão enriquecer os seus currículos, tornando-se membros das listas de árbitros em Câmaras arbitrais e mesmo junto a Câmaras de mediação, de determinados setores da indústria, comércio ou de serviços. 

OBJETIVOS

Analisar estes dois métodos, tidos como alternativos ao Poder Judiciário, para pacificação e/ou solução de conflitos e resolução de disputas, a partir de uma perspectiva teórica, mas também com aspectos negociais e práticos.

No aspecto específico da mediação: tornar o aluno apto a utilizar métodos de negociação em dife­rentes contextos de uma organização e dependendo dos assuntos versados; prepará-lo para aumentar o seu potencial, visando a melhores resultados com a negociação, a partir da explora­ção de interesses e desenvolvimento de diferentes alternativas e opções; sugerir acordos, por meio estratégias com critérios objetivos que possam ser efetivamente implementados; proporcionar mudanças com os parceiros da negociação, a fim de que estes se apercebam dos ganhos mútuos, entre outros.

E no aspecto da arbitragem: mostrar a sua importância como método efetivo de solução de controvérsias, introduzindo o estudo do tema aos alunos, por meio de análise doutrinária, legislativa e jurisprudencial, proporcionando-lhes acesso a informações relevantes sobre o tema. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Cópia do RG, CPF, Comprovante de residência e Foto 3x4.

     

    As cópias deverão ser entregues pessoalmente na Secretaria de Pós-Graduação.

    Rua Honório Maia n°145

    Atendimento: Segunda-Feira à Quinta-Feira das 08:00 às 21:30, Sexta-Feira das 08:00 às 19:00 e aos Sábados das 08:00 às 12:00