Doutorado em Ciências da Saúde

Apresentação


OBJETIVOS

A geração de conhecimento tendo como meta principal a excelência em qualidade.

  • Estimular a formação de pesquisadores com formação sólida e integradora, com base em núcleo e grupos de pesquisa em atuação, capacitando-os a desenvolver pesquisa de alto nível científico e tecnológico, produzir de forma autônoma conhecimento de qualidade e capacitá-los a formar recursos humanos na área da pesquisa e docência.
  • Formação de quadros docentes para as instituições de ensino superior e hospitais-escola, com capacitação para leitura crítica da literatura, obtenção de dados e sua interpretação.
  • Produção sistemática de alta qualidade, com vínculo institucional, em periódicos de circulação internacional.
  • Construção de Projetos de Pesquisa integradores nas diferentes áreas do conhecimento.


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Saúde Humana

Convergência das pesquisas epidemiológicas, clínicas, experimentais e observacionais relacionadas às condições e qualidade de vida, e à promoção e aos agravos da saúde dos seres humanos


LINHAS DE PESQUISA

  1. Etiopatogenia e imunopatologia dos processos inflamatórios e infecciosos

Interação miro-organismo e sistema imune. Estudo das bases moleculares, celulares e da resposta

inflamatória em humanos e em modelos experimentais. Uso de métodos imuno-histoquímicos e moleculares no diagnóstico clínico.


  1. Doenças do desenvolvimento e do envelhecimento

Estudo dos processos relacionados à etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento, prognóstico, fatores de risco e à profilaxia das doenças de reprodução humana, geneticamente determinadas e crônico degenerativas. Investigação das manifestações clínicas, laboratoriais, imuno-histoquímicas, anatomopatológicas e moleculares de neoplasias.


  1. Neurociência

Estudo das funções do sistema nervoso e das funções corticais superiores e do sistema

neuromuscular com as afecções degenerativas e hereditárias e suas interfaces com os seus aspectos neurofisiológicos, clínicos, diagnósticos, terapêuticos e prognósticos.


  1. Promoção da saúde humana e suas interfaces com a qualidade de vida

Estudo das iniciativas relacionadas ao desenvolvimento da promoção da saúde humana, de envelhecimento saudável, condições de qualidade de vida, e investigação de fatores de risco dos agravos à saúde. Estudo populacional obsdervacional e de intervenção na investigação dos agravos à saúde.


  1. Investigação laboratorial no diagnóstico e prognóstico das doenças

Estudo dos processos relacionados à investigação laboratorial no diagnóstico e prognóstico das doenças.


Para mais informações: http://www.pgcsiamspe.org/index.html