Mestrado Profissional em Odontologia

Sobre o Curso


Coordenação:

Prof. Dr. Claudio Fróes de Freitas

 

Áreas de concentração:

Ortodontia e Biologia Oral

Radiologia e Imaginologia Odontológica

 

Breve histórico do Programa:

A criação do Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID foi aprovada em 18 de dezembro de 1998, em conformidade com a Resolução CONSUN nº 28/98, desta Universidade.

 

A oferta do Mestrado Profissional em Ortodontia, pela UNICID, respaldou-se na expressiva e contínua evolução tecnológica, quer seja pela idealização e atualização de técnicas terapêuticas, bem como pelo desenvolvimento de novos materiais odontológicos específicos; visando atender a sociedade, cada vez mais informada, pelo acesso globalizado a informação, e exigente quanto as suas demandas na Área da Saúde, em particular na Odontologia, a especificar na Ortodontia; permitindo estabelecer uma condição oral favorável, que contribuísse para a saúde como todo, bem como para a inserção no mercado do trabalho.

 

O Atendimento clínico, realizado nas Disciplinas Clínicas, pertinentes ao Programa de Mestrado, foi favorecido pela localização geográfica da Instituição de Ensino Superior, na Zona Leste da cidade de São Paulo, a qual apresenta uma população de 3.620.494 habitantes, caracterizada por uma heterogeneidade de situações de vulnerabilidade envolvendo os grupos sociais e o espaço urbano; mostrando uma acentuada carência de atenção à saúde bucal, deste modo propiciando a integração do exercício profissional com a realização de pesquisas.

 

Aliada ao seu compromisso social,o referido Mestrado Profissional, contribuiu para a formação de profissionais qualificados à expansão do Ensino Superior Brasileiro, possibilitando articular o ensino com a aplicação profissional, por meio da investigação científica.

 

Credenciamento CAPES/MEC: 

Reconhecido pela Portaria nº 2.530 do MEC, em 04/09/2002, publicada no DOU 06/09/2002. Reconhecimento mantido pela Portaria MEC nº 1.077, em 31/08/2012, publicada no DOU 03/09/2012.

E-mail: stricto.sensu@unicid.edu.br

 

Contextualização do Programa: 

O Programa tem duração máxima de 24 meses, durante os quais deverão ser integralizados 136 créditos, sendo 96 em disciplinas e atividades programadas, bem como 40 para a execução de um trabalho de investigação científica, culminando na defesa pública da respectiva Dissertação.

As disciplinas do Programa são subdivididas em duas áreas: de concentração e conexa. A área de concentração engloba as disciplinas diretamente relacionadas à especialidade, enquanto que na área conexa, são ministrados temas de suporte que conferem respaldo às atividades clínicas, didáticas e de pesquisa.

 

Dentre as principais atividades desenvolvidas no Programa, destacam-se: 

  • execução de trabalhos de pesquisa;
  • redação de artigos científicos;
  • elaboração de seminários;
  • produção e apresentação de painéis, mesas clínicas, mini-conferências e fóruns científicos;
  • treinamento didático sob a forma de aulas expositivas e debates sobre temas atualizados;
  • atividades de integração com o Curso de Graduação em Odontologia.

   mes01 mes02

 

mes03 mes04 mes05 mes06