Mestrado Profissional em Odontologia

Sobre o Curso


Coordenação:

Prof. Dr. Claudio Fróes de Freitas

 

Áreas de concentração:

- Ortodontia e Biologia Oral

- Radiologia e Imaginologia Odontológica

 

Breve histórico do Programa:


Em 18 de dezembro de 1998 iniciava-se o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da UNICID, aprovado conforme Resolução CONSUN nº 28/98. Durante 17 anos, cirurgiões-dentistas focados na área de Ortodontia aperfeiçoaram seus conhecimentos clínicos, desenvolveram pesquisas científicas, registraram patentes e adquiriram uma formação de alto nível, que permitiu que coordenassem cursos e ministrassem aulas nos mais diferentes locais do Brasil e até do exterior, ou que dessem sequência às suas carreiras acadêmicas, ingressando em cursos de Doutorado nas melhores universidades do país.


No final do ano de 2015, o Mestrado Profissional em Ortodontia da UNICID foi reformulado e ampliado, recebendo investimentos em infraestrutura, contratando novos docentes e transformando-se no Mestrado Profissional em Odontologia, apresentando como áreas de concentração a própria Ortodontia, agora acrescida da Biologia Oral, e a Radiologia e Imaginologia Odontológica.


Considerando as necessidades atuais do mercado de trabalho e também a tendência das pesquisas contemporâneas, que integram diferentes disciplinas e conhecimentos, a sub-área de Biologia Oral agregada à Ortodontia, possibilita estudar os mecanismos envolvidos nos processos fisiológicos, bioquímicos e moleculares da cavidade oral, associados ao diagnóstico, tratamento e métodos preventivos em Ortodontia.


A criação da área de concentração Radiologia e Imaginologia Odontológica veio suprir a necessidade regional, nacional e internacional de desta formação específica, sendo a primeira área de concentração de radiologia nos mestrados profissionais. O objetivo desta área é realizar pesquisas sobre o diagnostico por imagem no tocante ao complexo dentomaxilofacial, utilizando-se os diversos recursos disponíveis, com ênfase na indicação, contra-indicação e interpretação dos achados nas diferentes patologias, além de estudar as metodologias de aplicação e desenvolvimento de softwares para pesquisa em Processamento de Imagens e Interação Computacional voltada para aplicações de filtragem, realce, segmentação e análise de imagens.


 Pensando na melhor formação dos nossos mestres profissionais, com a mudança do programa ocorreu também uma modificação geral nas disciplinas ofertadas, sendo criado um eixo comum de disciplinas que visam à formação mais completa e generalista do egresso como, por exemplo, as disciplinas de Elaboração de projeto de pesquisa, de Bioestatística e de Prática Docente. Como forma dos nossos futuros mestres enfrentarem o desafio de produção de conhecimento, o programa tem focado em trabalhos como a criação de patentes, protótipos, avaliação de materiais, controle de contaminação, controle de qualidade, softwares de imagens, desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, dentre outras linhas de pesquisa.


Credenciamento CAPES/MEC: 

Reconhecido pela Portaria nº 2.530 do MEC, em 04/09/2002, publicada no DOU 06/09/2002. Reconhecimento mantido pela Portaria MEC nº 1.077, em 31/08/2012, publicada no DOU 03/09/2012.

E-mail: stricto.sensu@unicid.edu.br

 

Contextualização do Programa: 

O Programa tem duração máxima de 24 meses, durante os quais deverão ser integralizados 160 créditos, sendo 108 créditos em disciplinas, sendo todos alocados em disciplinas obrigatórias; e 52 créditos para desenvolvimento e elaboração da dissertação, culminando na defesa pública da respectiva Dissertação.


As disciplinas do Programa são subdivididas em duas áreas: a eixo comum (60 créditos), obrigatórias para as duas áreas de concentração; e as especificas para cada Área de Concentração: Radiologia e Imaginologia (48 créditos) e Ortodontia e Biologia Oral (48 créditos).

 

Dentre as principais atividades desenvolvidas no Programa, destacam-se: 

  • execução de trabalhos de pesquisa;
  • redação de artigos científicos;
  • elaboração de seminários;
  • produção e apresentação de painéis, mesas clínicas, mini-conferências e fóruns científicos;
  • treinamento didático sob a forma de aulas expositivas e debates sobre temas atualizados;
  • atividades de integração com o Curso de Graduação em Odontologia.

  

 mes01 mes02

 

mes03 mes04 mes05 mes06