Iniciação Científica

Apresentação



O Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Cidade de São Paulo é desenvolvido junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com o objetivo de despertar a vocação científica e estimular o desenvolvimento de novos talentos para pesquisa entre os estudantes de graduação. Como resultado este programa espera contribuir para a formação de recursos humanos voltados para a pesquisa e melhorar a qualificação de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.  A formação científica é hoje bastante valorizada pelo mercado de trabalho.

 

Voltado para alunos (as) da Universidade da Cidade de São Paulo, são oferecidas 40 bolsas com duração de 12 meses. A cada ano, no mês de Abril, de acordo com o Art. 6º, da Resolução CONSEPE N° 21, de 17/11/2004 da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e em conformidade com e com os Anexos II e III da RN- 017/2006 do CNPq é lançado o Edital para a concessão destas bolsas. As informações sobre os objetivos e normas do PIBIC, requisitos e critérios para concessão de bolsas, procedimentos para inscrição e para solicitação de reconsideração, dentre outras informações estão contidas no Manual do Programa de Iniciação Científica.

 

As bolsas são distribuídas segundo critérios estabelecidos pela Comissão Institucional de Iniciação Científica de acordo com os pressupostos estabelecidos pelo CNPq, que asseguram entre outros critérios, que as bolsas sejam concedidas a alunos de bom desempenho acadêmico com a orientação de professores/pesquisadores com titulação mínima de Doutor, de reconhecida competência científica e com capacidade de orientação.

 

O Encontro de Iniciação Científica – ENIC é realizado anualmente no mês de Novembro, no qual os alunos inscritos no PIBIC apresentam sua produção científica por meio de pôsteres e apresentações orais. Os trabalhos são publicados em forma de resumos estendidos nos Anais do Encontro e ficam disponíveis no site.

 

O desempenho dos alunos é avaliado por meio de relatórios consubstanciados com parecer do orientador (relatório de meio e relatório final) pela Comissão Institucional de Iniciação Científica. São oferecidas duas oficinas de formação para os alunos com duração de 8h cada.

 

A avaliação do PIBIC é feita pelo CNPq por meio de um Relatório Institucional e da visita de um Comitê Externo, formado por pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa.


Divulgação do Edital 2018 (download)