Quer se tornar um pesquisador? Iniciação Científica é o primeiro passo!

setembro 2016

Se você pretende trilhar uma carreira acadêmica, ingressando, após graduado, em um curso de Mestrado ou Doutorado, temos uma dica importante para te dar:

A Iniciação Científica é uma pesquisa orientada de longo prazo (de um a dois anos) que o estudante pode realizar durante a graduação. Assim, ele seleciona um tema — que deve depender da linha de pesquisa, interesse ou currículo do professor que será o orientador — e, com uma abordagem inovadora, desenvolve o estudo.

Iniciacao_Cientifica_2

Ficou interessado (a)? Então, dá só uma olhadinha nas informações que separamos, junto com o departamento de Pós-graduação da UNICID, para tirar todas as suas dúvidas!

inciação_flecha Por que fazer Iniciação Científica?

A Iniciação Científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao graduando a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula.

inciação_flecha Vale para todas as áreas?

Sim: Humanas, Exatas e Biológicas!

inciação_flecha Como ingressar na Iniciação Científica?

O Processo de Seleção da Iniciação Científica é divulgado via Edital. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo na Secretaria de Pós-Graduação (para saber o início das inscrições, fique atento ao nosso site e redes sociais!):

• Ficha de inscrição;
  • Projeto de pesquisa do aluno. Caso ele tenha algum tipo de financiamento, deverá ser apresentado com documento comprobatório;
  • Currículo atualizado do professor-orientador (Plataforma Lattes / CNPq) dos últimos 4 anos;
  • Currículo do aluno (Plataforma Lattes / CNPq). Serão levados em consideração, prioritariamente, os dados lançados desde o início do curso de graduação do aluno;
  • Histórico escolar atualizado (até o semestre anterior já cursado). Será aceito o boletim acadêmico, caso não haja prazo suficiente para emissão do histórico pela secretaria acadêmica, sendo necessário anexar a solicitação de emissão do histórico;
  • Para os alunos do 1º semestre, é necessário apresentar uma carta do orientador com emissão de parecer favorável à inscrição do aluno no processo seletivo;
  • Cópia do CPF do aluno.

inciação_flecha Como deve ser feito o pré-projeto?

O aluno deverá submeter um projeto de pesquisa detalhado e único, de no máximo dez páginas (tamanho A4, fonte 12, Arial, espaçamento um e meio), contendo:

• Estrutura do Projeto: folha de rosto com a identificação da instituição (universidade, unidade acadêmica, curso); título do trabalho desenvolvido pelo aluno; título do projeto de pesquisa do orientador; nome do aluno (autor); nome do orientador.

• Estrutura do plano de trabalho: introdução (explicação bem resumida do problema a ser pesquisado, sua pertinência e relevância); objetivos (tudo aquilo relativo ao projeto, como o que será estudado e o fim a ser atingido); métodos (devem ser descritos de forma clara, detalhada e exaustiva, de acordo com a sequência das atividades a serem desenvolvidas. Deve ficar claro como serão implementadas as diferentes estratégias para atingir os objetivos); cronograma (detalhado e coerente com a sequência das atividades, guardando estreita relação com o que foi descrito na metodologia. Sua duração é a mesma da bolsa do aluno – 12 meses); referências, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Vancouver ou APA (American Psychological Association).

inciação_flecha Como funciona a Bolsa de Estudos?

A bolsa de estudos tem valor de R$ 400,00 e é concedida pelo CNPq e pela Unicid.

Iniciacao_Cientifica_9

Gostou e quer mais informações? Então acesse a nossa página de Iniciação Científica clicando aqui!