3 motivos que comprovam que vale a pena fazer faculdade

Fevereiro 2018

Ter um diploma de curso superior pode abrir muitas portas no mercado de trabalho ou até mesmo garantir uma promoção em seu emprego atual. Para ter sucesso em qualquer profissão é importante capacitar-se e buscar aprimoramento constante.

Dependendo da carreira escolhida, o diploma será obrigatório para exercer as atividades profissionais. Este é o caso dos engenheiros, médicos, psicólogos, professores, nutricionistas, advogados, farmacêuticos e muitos outros.

Ainda assim, muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena investir tempo e dinheiro em uma faculdade. Para saber se esta é uma boa opção para você, conheça os principais benefícios de fazer um curso de graduação e conquistar o tão sonhado diploma!

1. Turbinar a carreira

Para quem ainda não está inserido no mercado de trabalho, o diploma ajuda a conseguir um emprego e permite ocupar cargos que exijam nível superior.

Aqueles que já trabalham têm a chance de assumir mais responsabilidades em seu emprego atual e ocupar cargos mais altos dentro de uma empresa. Já pensou em pedir uma promoção?

2. Retorno Salarial

No Brasil, quem tem curso superior completo tem uma boa vantagem salarial em relação aos que possuem apenas o ensino médio. Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que esta diferença de salário chega a ser de mais de 150% e é uma das maiores do mundo.

3. Possibilidades de especialização

A capacitação de um profissional deve ser constante. Com um diploma de curso superior é possível fazer cursos de pós-graduação e especialização em diversas áreas. Quanto mais especializado você for, melhores serão as suas chances de evoluir na carreira!

Opções para quem deseja fazer uma faculdade

Agora que você já reconhece a importância de fazer uma faculdade, você pode estar pensando em alguns obstáculos, como, por exemplo, falta de tempo ou orçamento apertado. Então, saiba que existem algumas alternativas para conciliar os estudos com a rotina pessoal e profissional.

Confira quais são os principais obstáculos enfrentados por quem deseja cursar uma graduação e saiba como contorná-los:

• Falta de tempo para estudar

Se você já tem uma rotina de trabalho, pode ser complicado ter que frequentar uma sala de aula todos os dias. Uma boa alternativa é o Ensino a Distância (EAD).

Existem diversas opções de cursos de graduação online. Alguns exigem que o aluno frequente aulas uma vez por semana, outros funcionam quase inteiramente a distância, com apenas alguns encontros presenciais ao longo do semestre. Pesquise qual melhor se encaixa nos seus interesses pessoais e na sua rotina!

• A faculdade não cabe no orçamento

Em universidades particulares você pode tentar as bolsas de estudo ou um financiamento estudantil (como o PRAVALER) para ajudar a pagar as mensalidades. Você pode buscar estes benefícios diretamente na universidade ou participar dos programas do Governo Federal, destinados a pessoas de baixa renda:

• Com o ProUni é possível conseguir bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares.
  • Através do FIES é possível financiar o curso em uma faculdade particular e começar a pagar a dívida só depois de formado.
  • Além de poder participar dos programas ProUni e FIES, utilizando a nota do ENEM você pode conseguir até 100% de bolsa universidade com a Bolsa Mérito ENEM.

Para se inscrever nestes dois programas é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram neste exame. É necessário também cumprir requisitos de renda.

• A faculdade é muito demorada

Os cursos de bacharelado e licenciatura duram em média 4 ou 5 anos. Porém, estas não são as únicas opções de cursos de graduação. Se você não quer esperar esse tempo para ter o diploma, pode fazer um Curso Superior de Tecnologia (ou tecnólogo).

Estes cursos têm uma duração bem menor, de 2 a 3 anos, e são focados em uma área profissional específica. Eles foram criados para atender às necessidades do mercado de trabalho e formam um tipo de profissional bastante procurado pelas empresas hoje em dia.

O diploma de tecnólogo é de nível superior, o que possibilita o profissional ocupar cargos que exijam este grau de escolaridade ou continuar seus estudos com cursos de pós-graduação.

A variedade de cursos é bem grande e abrange áreas como:

• Ambiente e Saúde
  • Comunicação
  • Gestão e Negócios
  • Hospitalidade e Lazer
  • Informática
  • Infraestrutura
  • Processos Industriais
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais