Você está em:

Notícia

Aluna do PPG em Fisioterapia conquista bolsa BEPE da FAPESP


08
Janeiro 2019

Mais uma conquista do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da UNICID: a doutoranda Dafne Port Nascimento teve a sua Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior – BEPE de doutorado sanduíche aprovada pela FAPESP e fará um intercâmbio de dois meses na Holanda!

A pesquisa de Dafne se relaciona aos resumos de estudos que comparam a efetividade de tratamentos na área da saúde (ensaios controlados aleatorizados e revisões sistemáticas). Ela explica que, com a correria do dia a dia, muitos profissionais da área da saúde acabam se baseando apenas nos resumos das pesquisas. Entretanto, alguns problemas comuns como resumos mal descritos, resumos com interpretações exageradas de resultados, ou até resumos inconsistentes com o texto completo, podem fazer com que os clínicos utilizem tratamentos que não possuem real evidência de que beneficiam os seus pacientes.

“Esse projeto, no qual iremos ter a honra de receber a colaboração de pesquisadores experientes da Holanda, irá determinar a magnitude de tais problemas com resumos na área da saúde como um todo, envolvendo revistas nacionais e internacionais e de todos os níveis de fator de impacto”, conta Dafne. Ela complementa que os pesquisadores da Vrije Universiteit Amsterdam (PhD Maurits van Tulder e PhD Raymond Ostelo) serão de grande importância por possuírem vasta experiência no modelo de estudo que está sendo conduzido (revisão sistemática).

Com o projeto, que possui o diferencial de estar relacionado à metodologia e qualidade de pesquisa em geral, Dafne busca alterar algumas políticas editoriais de revistas na área da saúde, melhorando a qualidade dos resumos de ensaios controlados aleatorizados e revisões sistemáticas. “Com isso, futuramente os profissionais de saúde terão acesso ao resumo de um artigo com dados mais confiáveis, mais informações sobre o estudo em questão e com a certeza que o resumo reflete o que o estudo realmente realizou”, finaliza.

Parabéns, Dafne!