Avaliação física em estudantes da rede pública: projeto mobilizou alunos de Educação Física e Enfermagem da UNICID.

junho 2017

Parceria que gera resultados mais que satisfatórios: é dessa forma que podemos resumir as ações que aconteceram nos dias 08/04, 20/05 e 27/05 aqui na UNICID.

Alunos de Educação Física e Enfermagem contaram com a orientação dos docentes Profa. Juliana Lino e Prof. Dr. Marcelo Marquezi, do Laboratório de Fisiologia e Metabolismo – LAPEF, e com o apoio de diversos setores da Universidade na realização de um projeto para avaliação física de adolescentes (12 a 16 anos) da rede pública de ensino.

As ações começaram, primeiramente, com o treinamento dos graduandos para os procedimentos e técnicas dos exames e testes físicos. Também houve o planejamento da logística para transporte e alimentação dos estudantes das escolas municipais e estaduais, bem como a preparação da UNICID para recebê-los.

Chegado o dia, após conhecerem os graduandos e a equipe do Laboratório de Fisiologia e Metabolismo – LAPEF, os adolescentes passaram por triagem e responderam a questionários sobre atividades físicas e qualidade de vida. Em seguida, foram encaminhados aos exames (laboratoriais, bioimpedância elétrica, prova de função pulmonar, manovacuometria) e aos testes físicos (impulsão vertical e horizontal, degrau e caminhada de seis minutos).

Entre essas etapas, eles puderam aproveitar atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, e ao final foram encaminhados ao ginásio para jogarem videogame, dançarem e fazerem ginástica, alongamentos e relaxamento.

ponto_serviços_comunidade5Alunos do 5º semestre de Enfermagem contribuíram com as avaliações e testes respiratórios que visam relacionar os efeitos do aumento de peso sob as capacidades e volumes pulmonares.

ponto_serviços_comunidade5Alunos até o 5º semestre de Educação Física colaboraram nas avaliações de antropometria, composição corporal e teste físico, além de organizarem as atividades da recreação.

É importante ressaltar que as atividades desenvolvidas no dia do evento foram pensadas de forma a mobilizar todos os participantes.

Essas ações, ligadas ao mestrado da Profa. Juliana Lino, bem como a trabalhos de iniciações científicas da UNICID, têm como objetivo investigar os efeitos do sobrepeso em grupos escolares de São Paulo. “O projeto foi uma oportunidade que os adolescentes tiveram de realizar exames e testes muitas vezes de difícil acesso na rede pública de saúde, encontrando orientações quanto à comorbidades e tratamentos”, conta a Profa. Juliana.

Confira os depoimentos dos alunos participantes:

Alison Fabiano Cunha Cruz

Educação Física (Bacharelado) – 3º semestre.

A participação não poderia ter sido mais satisfatória, os treinamentos fora de nosso horário de aula eram descontraídos e, ao mesmo tempo, muito produtivos. Passar mais tempo na faculdade nunca foi tão agradável. No dia do evento, o trabalho em equipe com certeza foi nosso ponto mais forte. A experiência de ter participado, sem a menor dúvida, causará impacto positivo em trabalhos em grupo e no desenvolvimento de outros projetos que eu futuramente participe.

Nayara Barbosa Lopes

Enfermagem – 5º semestre.

Primeiramente, a Prof. Juliana me convidou para participar da Iniciação Científica e do LAPEF. Depois, ela começou o treinamento dos alunos para as avaliações — foram mais ou menos dois meses de treinamentos e todos se empenharam muito para fazer dar certo. No fim de tudo, nós nos unimos bastante, conhecemos pessoas diferentes e cada um contribuiu com suas particularidades. Participar desse evento foi muito importante para mim. Eu escolhi a Enfermagem como minha profissão, assim poder avaliar (os adolescentes) e fazer a pesquisa para o meu projeto foi bem gratificante. (Esse contato) tem acrescentado muito na minha formação acadêmica e como pessoa, porque de certa forma o conhecimento é infinito, afinal, temos sempre coisas novas para aprender.

Thiago Dias

Educação Física (Bacharelado) – 3º semestre.

O que eu posso dizer do evento é que foi muito bem organizado. Encaramos com responsabilidade e seriedade nosso objetivo e creio que foi alcançado. Foi gratificante e possibilitou uma experiência única.

Gabriela Ogg

Educação Física (Bacharelado) – 2º semestre.

O evento da Profa. Juliana Lino foi muito importante para adquirir novos conhecimentos. Aprendemos muito na teoria e na prática. Gostei muito de participar do evento e espero os próximos.