Combate à Síndrome de Alienação Parental: Unicid realiza 2ª Oficina de Pais e Filhos

outubro 2018

No dia 29/09, a Unicid, em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu a 2ª Oficina de Pais e Filhos. O evento teve o apoio do Reitor Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral e da Pró-Reitora Profa. Dra. Amélia Maria Jarmendia; a orientação da Exma. Juíza de Direito da 3ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional do Tatuapé, Dra. Tarcisa de Melo S. Fernandes; a participação ativa da coordenação de Direito, do Núcleo de Prática Jurídica — por meio da Profa. Me. Volúsia Sales — e dos monitores e discentes do curso.

As 42 famílias convidadas pela equipe forense foram avaliadas e assessoradas em litígio judicial para combater a Síndrome de Alienação Parental, um transtorno psicológico de situação em que a mãe ou o pai de uma criança a induz e transforma estrategicamente o rompimento dos laços afetivos com o outro cônjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro.

A Oficina teve duração de 4h e contou com a apresentação de vídeos, discussões e atividades práticas sobre as habilidades desenvolvidas com os pais e familiares, ações lúdicas com as crianças e adolescentes e confraternização. Ao final, cada família recebeu uma muda de planta e sementes de girassol transmitindo a seguinte reflexão: “a planta e as sementes precisarão de cuidados diários para seu crescimento, assim como os filhos precisam de constante atenção, amor e dedicação compartilhada entre os pais, mesmo que separados, para uma vida emocionalmente equilibrada”.

O resultado final da Oficina foi positivo, com os agradecimentos da Exma. Juíza de Direito aos envolvidos e à Instituição. Após o trabalho realizado, os conflitos foram amenizados para a maioria das famílias envolvidas,  atividade que abrilhanta o conhecimento de nossos alunos de Direito e da Universidade, cumprindo importante papel perante a comunidade.