Comitê de Ética em Pesquisa (CEPs) marca presença no Treinamento para o Sistema CEP/CONEP

junho 2019

Nos dias 20 e 21/05, os coordenadores dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) da Universidade Cruzeiro do Sul, Prof. Dr. José Artur da Silva Emim e da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Prof. Dr. Danilo Minor Shimabuko, além do secretário dos comitês, Guilherme Silva Augusto, com o apoio da Reitoria e da Mantenedora, participaram do Treinamento para o Sistema CEP/CONEP promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, em Bauru/SP.

Com uma dinâmica diferente dos treinamentos anteriores, o referido evento contou com palestras e rodas de conversas que trataram sobre temas previamente escolhidos pelos participantes.

Além das palestras sobre o Sistema CEP/CONEP; Representante dos Usuários; Especificidades da Resolução CNS nº 510/2016 (Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais), Resolução CNS nº 466/2012 (Pesquisas em Ciências Biomédicas), Resolução nº 580/2018 (Pesquisas de Interesse Estratégico para o SUS) e Pesquisas envolvendo participante menor de idade ou legalmente incapaz, o treinamento promoveu rodas de conversas direcionadas por meio de questões norteadoras que deflagraram discussões acaloradas de grande relevância sobre a Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos.