Convidado internacional ministra aula sobre Ergonomia no PPG de Fisioterapia

outubro 2018

Os alunos do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Unicid contaram com uma aula especial no dia 27/10! Convidado pela Profa. Dra. Rosimeire Simprini Padula, o Prof. Hector Ignácio Castellucci, da Universidade de Valparaiso – Chile, ministrou para a disciplina de Epidemiologia a aula Turnos de Trabalho, Fadiga e Sonolência.

O Prof. Hector Ignacio Castelucci é fisioterapeuta, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Valparaíso e consultor de Ergonomia na Ergocare – Chile. Além da pós-graduação em Saúde do Trabalhador e Ergonomia pela Universidad Mayor – Chile, possui — com o apoio do Programa Europeu Alban e a colaboração da Universidade de Tecnologia de Delft — mestrado e doutorado pela Universidade do Minho – Portugal.

Atuou como gerente e consultor em mais de 20 projetos ergonômicos em empresas dos setores público e privado, como a ABB, CODELCO, LATAM Airlines Group, COPEC, MUTUAL, Groupe Renault e ALMA. Suas iniciativas relacionam-se aos programas de fadiga e sonolência, avaliação de turnos, análise de diferentes fatores de risco e desenvolvimento de tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de mineração.

Também participaram da aula as Profas. Raquel Cassarotto, da USP, e Tatiano Sato, da UFSCar, com os seus respectivos alunos.