Você está em:

Notícia

Coordenador dos Laboratórios das Engenharias trabalha em parceria com a USP


24
setembro 2018

O Prof. Dr. José Agostinho Gonçalves de Medeiros, Coordenador dos Laboratórios das Engenharias, tem realizado diversos trabalhos na UNICID e em conjunto com outras instituições parceiras.

Confira abaixo alguns trabalhos do docente em desenvolvimento no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear – IPEN, localizado na USP, onde o Prof. José Agostinho trabalha como pesquisador colaborador.

Atividades em Parceria com o Laboratório de Espectroscopia e Espectrometria das Radiações (LEER) do IPEN:

Física Nuclear Aplicada a Bioquímica Clínica

Emprego de nêutrons (AAN) e Raios X (FRX) para realização de análises clínicas em fluidos corpóreos (sangue, soro, saliva e urina) em humanos e cobaias para uso em diagnóstico de patologias diversas. Os dados obtidos são relevantes tanto para Medicina Veterinária bem como para áreas da saúde pública (Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Hematologia, Genética, etc.) atuando como ferramenta para pré-diagnóstico.

Física Nuclear Aplicada a Estudos Ambientais e da Vida

Esta atividade envolve estudos Ambientais e da Vida por meio da caracterização de materiais de interesse na área Radioecologia, de Saúde Ocupacional, Geocronológicos e Arqueológicos, aplicando de métodos analíticos nucleares na qual visa à compreensão de forma global da evolução de ecossistemas terrestres e marinhos e suas inter-relações com sua ocupação humana bem como estudos da fisiologia vegetal para a compreensão da absorção, transporte e pontos de acúmulo de macronutrientes vegetais e suas correlações com substâncias radioativas em plantas de ecossistemas tropicais e subtropicais.

Ensino de Física

Pedagogicamente uma característica, de certa forma desfavorável, da Física Atômica e Nuclear é o fato de seus fenômenos ocorrerem em escala microscópica onde os nossos sentidos não são capazes de atuar. Esta característica faz desse ramo da Física um assunto pouco familiar para alunos do Ensino Médio. Partindo desse princípio, usamos dados experimentais de isótopos radioativos para complementar o ensino de Física Nuclear. A utilização de dados experimentais possibilita uma ampla variedade de situações de aprendizagem trazendo uma série de informações nucleares para o nosso mundo sensorial o que acaba por dar significado às grandezas microscópicas da Física Nuclear. Para isso é feito um investimento recursos humanos: são desenvolvidas monografias e dissertações com propostas alternativas para o ensino de Física Nuclear. Outro aspecto relevante desta parceria diz respeito à divulgação cientifica tanto no âmbito do ensino médio como de graduação em áreas afins. Nesta atividade são elaborados textos científicos para divulgação em eventos ou por meio de seminários, publicações de artigos e livros.

Pesquisas em andamento

Investigação de Alimentos: Mapeamento do teor de sódio em alimentos processados e altamente consumidos pela população brasileira.

Aplicações na Medicina Veterinária: Caracterização de íons e metais em modelos animais

Aplicações na área da saúde pública: Levantamento dos valores de referência de íons e metais de fluidos corpóreos da população Brasileira usando as técnicas analíticas de AAN e FRX para teste bioquímicos

Aplicações Geológicas: análise de solo e plantas.

No dia 17/09, contamos aqui sobre a participação do docente no XLI Brazilian Meeting on Nuclear Physics.

É muito bom ver a UNICID como uma das instituições parceiras em projetos como estes!