Curso de Pedagogia da Unicid dá início ao Projeto Integrado 2019

Abril 2019

O curso de Pedagogia da Unicid deu início ao Projeto Integrado 2019. A atividade é realizada pelos alunos e alunas do 2° ao 5° semestre letivo do curso e neste ano tem como proposta a “Educação de qualidade: um caminho rumo à dignidade humana. Pressupostos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, na Formação de Professores”.

A proposta do evento partiu de uma temática importante para os dias atuais: a “Agenda 2030”. Ela consiste em um “plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Ela é composta por dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável, (os ODS), e 169 metas, para erradicar a pobreza, promover vida digna para todos e garantir a sustentabilidade (ONU)”.

E foi pensando nos pressupostos da Agenda que o curso de Pedagogia da Unicid buscou contribuir com a formação de professores e professoras com capacidades analítica e criativa. A ideia é permitir a identificação e propor soluções para problemas globais e locais nas áreas do desenvolvimento sustentável e do exercício da cidadania global. Tudo isso tendo como base a consideração da Educação como um direito humano, que habilita o exercício de outros direitos sociais, culturais, políticos e ambientais, necessários à formação de sociedades democráticas, pacíficas e sustentáveis.

Atividades do semestre

Ao longo deste semestre, alunos e alunas desenvolverão debates e reflexões sobre a temática proposta, bem como elaborarão uma Agenda Educacional Prioritária para Projeto de Transformação, que deverá incluir ações selecionadas a partir da identificação das necessidades de Escolas Públicas de Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e seu entorno, levantadas a partir de Listagem e priorização de focos de abordagem em conjunto com as escolas parceiras e beneficiárias do Projeto.

Os pressupostos estão norteados pela premissa da educação como bem público e direito humano fundamental, promotor de outros direitos, sobretudo os referentes à inclusão, à equidade, à tolerância e à paz; a Educação como promoção da Democracia, da melhoria da cidadania mundial e local, da participação e do desenvolvimento sustentável; a Educação como possibilidade de alcance dos marginalizados e dos vulneráveis e Educação como vigilância ao acesso escolar, aos resultados de aprendizagem, ao acompanhamento da Avaliação e às iniciativas de Gestão.