Data Center: local de armazenamento de dados é tema de palestra.

Maio 2016

No dia 26/04, os alunos de Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rede de Computadores e Ciência da Computação assistiram a palestra DATA CENTER – Uma visão do mercado Brasileiro.

O Data Center é um local projetado para abrigar servidores e sistemas de armazenamento de dados. “Com o avanço tecnológico e o grande fluxo de dados, as empresas estão investindo cada vez mais na área de Tecnologia da Informação. Em busca de garantir a proteção dos dados e maior disponibilidade de recursos, houve a necessidade de melhorar ou construir Data Centers”, explicou o Prof. Ms. Jadir Mendonça.

Os palestrantes da empresa UOL DIVEO, Lauro de Lauro, Diretor de Marketing, Eugênio Couto Cruz, Gerente Geral de Engenharia e Operação de Facilities, e Emílio Tomio Sugino, Diretor de Facilities e Telecomunicações, falaram sobre a importância do Cloud Computing — uso de um serviço de armazenamento e processamento de dados, com serviços compartilhados e interligados por meio da internet — e das recomendações sobre a localização geográfica para a instalação do Data Center. Finalizando, eles explicaram sobre o Sistema Ininterrupto de Energia Elétrica, utilização de geradores e Nobreaks.

Continuando com o trabalho acerca do assunto, os alunos visitaram o Data Center da UOL Diveo no dia 30/04 e do Banco Bradesco no dia 05/05.

Confira as fotos!

data_center