Aluna da UNICID é premiada no Congresso Acadêmico de Neurociências

13/11/2019

Um estudo da aluna Fernanda Mendes Santos, do Programa de Iniciação Científica da UNICID, ficou em primeiro lugar na Premiação dos Trabalhos Acadêmicos do VI Congresso Acadêmico de Neurociências (CAN). O evento aconteceu em outubro, em São Paulo, reunindo estudantes, docentes e especialistas da área da saúde. O CAN é um evento organizado por acadêmicos de diversas universidades do Estado de São Paulo.

A Fernanda apresentou o trabalho “Influência dos sistemas que compõem o equilíbrio na capacidade para marcha de indivíduos com doenças cerebelares hereditárias degenerativas”, que está em fase de finalização de redação. Ela é orientada pela Ma. Vivian Farahte Giangiardi e pela Profa. Dra. Sandra Regina Alouche. “Esse estudo é importante pois tem como foco uma doença que não é muito conhecida e que é de difícil diagnóstico. Além, disso, o estudo tem fatores que avaliam o controle postural e que podem ser consideradas para condutas fisioterapêuticas nesses pacientes”, explica Fernanda.

Apoio das orientadoras foi essencial

Não podemos deixar de destacar o papel das orientadoras Vivian Farahte Giangiardi e Sandra Regina Alouche neste reconhecimento. De acordo com a Fernanda, o apoio delas é fundamental no desenvolvimento do seu estudo, mas vai além deste aspecto: “Essa é a segunda iniciação científica que faço com as minhas orientadoras tendo como foco a mesma doença. Elas me ajudam, me ensinam e me apoiam em exatamente tudo. Além de tudo, elas são pessoas maravilhosas que também me ajudaram em muitos outros aspectos da vida”, conta.

“Não ganhei sozinha”

Há cerca de dois anos, a Fernanda participa do LAM II, grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Sandra Alouche, onde são discutidos artigos e trabalhos científicos em andamento. Essa convivência na instituição e na comunidade da saúde no geral dão uma certeza para a nossa aluna: “Ter ganhado essa premiação foi muito importante; deu um 'up' em tudo que eu estava fazendo, deu aquela certeza que tudo está no caminho certo, por mais difícil que seja. Sendo assim, eu sei que não ganhei sozinha, pois todos que estão lutando e batalhando comigo pela ciência também fazem parte dessa conquista”.

A importância dos eventos acadêmicos

É muito importante que os alunos, desde a graduação, se envolvam nos eventos promovidos pela comunidade acadêmica. A Fernanda também compartilha deste pensamento e a gente gostaria que a mensagem dela fosse uma inspiração para os nossos alunos de todas as áreas do conhecimento: “Foi muito divertido e prazeroso apresentar meu trabalho, além de ter agregado muito conhecimento através de todas as palestras que ocorreram. E acho que também é importante os alunos participarem desses eventos, seja como ouvinte, ou com a organização do evento e apresentação de trabalho”, explica. “Isso faz ampliar a divulgação de pesquisa e nos abre para perspectivas diferentes”, finaliza.

Galeria de fotos