Alunos de Fisioterapia publicam artigo em periódico internacional

Orientado pela Profa. Dra. Monica Rodrigues Perracini, um grupo de alunos do curso de Fisioterapia da UNICID teve um artigo científico aprovado para publicação na revista Archives of Gerontology and […]

30/10/2020

Orientado pela Profa. Dra. Monica Rodrigues Perracini, um grupo de alunos do curso de Fisioterapia da UNICID teve um artigo científico aprovado para publicação na revista Archives of Gerontology and Geriatrics, um dos principais periódicos da área de gerontologia do mundo.

O artigo Older adults views on barriers and facilitators to participate in a multifactorial falls prevention program: results from Prevquedas Brasil (Visão dos idosos sobre barreiras e facilitadores para participação em um programa multifatorial de prevenção de quedas: resultados do Prevquedas Brasil, em tradução livre) foi produzido pelos acadêmicos Mariane Chikasawa Jencius, Bianca Alexandre Barbosa (ambas concluíram a graduação no meio do ano), Renato Barbosa dos Santos e Giulia Neves Lago (que irão se formar no final de 2020) – os alunos eram bolsistas PIBIC-CNPq e PIBIC UNICID.

A publicação busca compreender o que dificulta a adesão dos idosos aos programas de prevenção de quedas. “Sabemos que os programas são efetivos. Mas, se os idosos não participam, nada adianta. Fomos saber, então, quais eram as barreiras para participação”, explica a professora Mônica, que possui ampla experiência e produção científica sobre Geriatria e Gerontologia.

Dificuldades e propostas

Entre as barreiras levantadas estão dor, medo de cair e a fragmentação nos serviços de saúde, que obrigam os idosos a fazerem exames e consultas com diversos especialistas, gerando dificuldade na adesão de tratamentos que exigem constância.

Algumas das soluções identificadas estão em gerar um ambiente acolhedor e receptivo nas equipes de saúde e fazer com que os idosos se identifiquem com os programas de prevenção. “Além disso, vimos que é muito importante os profissionais encaminharem os idosos para programas de prevenção – e isso não acontece hoje em dia”, destaca Mônica.

Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir diretamente com a construção de políticas públicas e serviços específicos para os idosos. O artigo está em processo de editoração pela revista.

Conheça mais sobre o curso de Fisioterapia da UNICID.