Alunos de especialização na UNICID, enfermeiros do Peru fazem visita técnica à sede do Coren

Profissionais estiveram no Brasil no início de outubro

25/10/2021

Enfermeiros peruanos que cursam especialização em Enfermagem pela UNICID estiveram no Brasil dia 1º de outubro para uma visita técnica ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

Os profissionais foram recebidos pelo presidente James Francisco dos Santos, pelos conselheiros Vanessa Morrone Maldonado, Marcos Fernandes e pela segunda-tesoureira, Virginia Tavares Santos, que apresentaram a instituição aos visitantes e explicaram seu funcionamento, bem como os programas desenvolvidos em prol da categoria.

Durante a visita, coube a enfermeira e professora Carla Fernanda de Miranda Rodrigues a função de acompanhar os alunos e representar a Profa. Dra. Wana Yeda Paranhos, coordenadora dos cursos de Enfermagem e CST em Gestão Hospitalar.

“Esses alunos peruanos vêm ao Brasil ocasionalmente para fazer a visita técnica como parte da formação. Durante essa visita, eles conhecem os serviços de saúde do Brasil em diversas dimensões, como atenção primária e secundária. Todos são enfermeiros que já atuam na área, pois lá no Peru não existem técnicos nem auxiliares de enfermagem”, conta Carla.

A enfermeira Eunice Alvarez Rojas contou como ela e seus colegas ficaram impressionados: “A enfermagem é grande aqui na América Latina. No Peru somos 95 mil profissionais distribuídos por todo o país. Fico muito emocionada de poder conhecer um pouco da assistência e as diretrizes da enfermagem daqui”.

Carla ainda lembra da diferença na formação deles durante as aulas práticas. “No Peru, eles não têm os simuladores realísticos, ou seja, eles aprendem fazendo os procedimentos uns nos outros. Essa é uma forma de desenvolverem mais empatia na hora de cuidar do paciente”, finaliza.