Confira os destaques do VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2019, a UNICID recebeu o VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores: Diálogos e Resistências no Cenário Educacional […]

24/09/2019

Nos dias 03 e 04 de setembro de 2019, a UNICID recebeu o VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores: Diálogos e Resistências no Cenário Educacional Brasileiro, evento promovido pelos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais.

O evento, fundamental para a formação de pesquisadores e divulgação de pesquisas concluídas e em andamento na área educacional, é uma valorização da produção de conhecimento e investimento no pensamento científico e crítico na área. Para entender o momento que vivemos no atual cenário brasileiro educacional, foram apresentados no evento duas mesas redondas e um painel com pesquisadores convidados.

Cabe destacar que o evento vem crescendo com o aumento de número de recebimento de trabalhos de investigação e a participação de diferentes instituições públicas e privadas. Foram apresentados no evento 105 investigações: 45 trabalhos na modalidade Pôsteres e 70 trabalhos na modalidade Comunicações, tendo participado alunos dos Programas de Pós-Graduação da UNICID e de outras instituições, como USP, UNIFESP, UNINOVE, USCS e UNICAMP.

“Estar no VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores é uma oportunidade imensurável de ampliação de network, troca de informações sobre a pesquisa, contribuições e olhares diferenciados que auxiliam no estudo, além da validação da importância de sua pesquisa”, contou Gladys Roberta Garcia, aluna do Mestrado Acadêmico em Educação.

Para Vitória Régia, também aluna do Mestrado Acadêmico em Educação,“o valor do encontro também está na oportunidade de conhecer e ver trabalhos diferentes, extraordinários, com assuntos tão inusitados e criativos, além de unir várias pessoas que possuem eixos de pesquisa diferentes”.

Já a aluna do curso de pedagogia Vanessa Alves Martins, que apresentou pela primeira vez no formato oral a pesquisa oriunda de sua iniciação cientifica, falou sobre a sua participação: “A apresentação oral foi uma experiência diferente, na qual pude aprender muito”.

Ao comentar sobre importância do evento na promoção e divulgação das investigações como modo de melhoria da qualidade da educação, a professora Margarete ressaltou a importância dos trabalhos apresentados: “São investigações que buscam a construção da pesquisa na área educacional em diferentes dimensões, ao mesmo tempo, buscam compreender a educação no atual cenário brasileiro”.

Clique aqui e confira os anais eletrônicos.

Comissão organizadora e colaborações

O evento teve como comissão organizadora Profa. Dra. Celia Maria Haas, Profa. Dra. Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Prof. Dr. Eric Passone e Prof. Dr. Roberto Gimenez, professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNICID.

A Comissão Organizadora contou com um grupo de alunos bolsista dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, sem os quais o evento não teria alcançado tamanho êxito — uma equipe alinhada, motivada e muito competente. Os bolsistas Gladys Roberta Garcia, Igor Leite Sousa, Maikel Linares, Renata Castanheira Halada, Thalita Cristina Prudencio de Amorim, Jefferson Borges Cordeiro foram incansáveis e garantiram o sucesso do evento, que contou ainda com a aluna Elizabeth de Aguiar Mattiasi Santana, mesmo não sendo bolsista fez questão de participar.

É necessário destacar que o sucesso do evento só foi alcançado graças a contribuição de diferentes setores da Universidade: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aqui representada pela Profa. Dra. Tania Cristina Piton Curi, além dos setores de Extensão, Marketing e Comunicação, Multimídia, bem como das coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Acadêmico e Profissional.  O VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores contou ainda com a presença da coordenação de Pedagogia, Profa. Dra. Maria Heloisa Aguiar Silva e Profa. Ma. Luciene Diniz, além de docentes do curso.