Projeto possibilita doações e empréstimos de materiais ortopédicos

MUC recebe doações de muletas, bengalas, talas, tipoia, estabilizadores, prótese, cadeiras de rodas, andadores e similares

06/10/2021

Pensando na importância de iniciativas criativas que promovem acessibilidade e sustentabilidade, a UNICID apresenta o Movimento Universitário Circular (MUC) de Doações e Empréstimos.

A proposta é criar um mecanismo para doações e empréstimo de órteses e dispositivos auxiliares, possibilitando a circulação de materiais ortopédicos para atender a uma demanda que o SUS não consegue suprir. Também serão recebidas cadeiras de rodas e muletas.

Grande parte desses aparelhos são utilizados apenas por determinado período, o que permite o compartilhamento e utilização por outras pessoas, criando uma dinâmica de economia circular e sustentável.

Sobre o projeto

O MUC é inspirado em um projeto semelhante, promovido pelo Centro Universitário Cesuca, instituição de Cachoeirinha-RS que também faz parte da Cruzeiro do Sul Educacional.

A iniciativa partiu das alunas Carolina Gonçalves Figueiredo e Eduarda Vianna Madureira, do curso de Fisioterapia, sob coordenação da Profa. Me. Celia Debessa.

“O projeto tem em vista auxiliar pessoas de baixa renda a adquirirem equipamentos emprestados, por meio de doações, ao invés de deixarem parados em suas casas sem utilidade. Além de ajudar para não precisarem esperar pelo SUS, ou ter que investir em um novo”, destaca a professora Celia.

Como participar

O Movimento Universitário Circular recebe doações de muletas, bengalas, talas, tipoia, estabilizadores, prótese, cadeiras de rodas, andadores e similares.

Para doar esses equipamentos ou adquirir, os interessados devem preencher o formulário ou ir à Clínica-Escola de Fisioterapia (campus Tatuapé) para realizar o processo de avaliação, com preenchimento de ficha e termos de doação ou empréstimo.

Os equipamentos doados serão avaliados, separados, armazenados de forma prática e planificados com suas características gerais.

Assim que um receptor entrar em contato, serão analisados os aparelhos disponíveis – o beneficiário também passará por uma avaliação para verificação da adequação ao aspecto físico e se atende às necessidades do indivíduo.

Em caso negativo, a pessoa em busca da doação entra para uma lista de espera e será chamada quando um equipamento que atenda sua necessidade estiver disponível.

Mais informações pelo telefone (11) 93955-7622 (WhatsApp).

O projeto foi destaque no Bom Dia São Paulo de 22 de novembro: assista aqui