Egresso participa da criação de resolução federal que abre possibilidades para profissionais de Biomedicina

O Conselho Federal de Biomedicina publicou no Diário Oficial de 5 de outubro uma resolução que dispõe sobre a atividade do Profissional Biomédico nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), responsáveis […]

22/10/2020

O Conselho Federal de Biomedicina publicou no Diário Oficial de 5 de outubro uma resolução que dispõe sobre a atividade do Profissional Biomédico nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), responsáveis por oferecer tratamentos por meio de recursos terapêuticos voltados à prevenção de doenças.

De acordo com a publicação, o biomédico registrado no Conselho Regional de Biomedicina e habilitado em PICS poderá compor equipes multidisciplinares em universidades e unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura.

E teve egresso do curso de Biomedicina da UNICID participando da resolução: Giancarlo Kyomen Kato teve um papel importante na construção da nova habilitação, fazendo parte da Comissão de Acupuntura.

O biomédico atuou com a compilação de dados sobre cargas horárias, normativas, resoluções, decretos, leis e portais para a justificativa da habilitação. Além disso, se voluntariou para fazer uma pesquisa sobre a quantidade de instituições no Brasil que oferecem o curso de Biomedicina e quais delas tratam sobre as Práticas Integrativas e Complementares em suas grades curriculares.

Vivência universitária

Aluno interessado e estudioso, Giancarlo abraçou as oportunidades oferecidas pelo curso, como estágios e trabalhos voluntários na Saúde Pública.

O egresso fez estágio em Acupuntura e por sua participação em campanhas acabou conhecendo a equipe composta pela ABIOMAC – Associação Biomédica de Acupuntura e pelos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina. Hoje Giancarlo atua com atendimentos domiciliares e campanhas.

“Durante meu tempo de aluno fui representante de sala, membro da atlética e montei a liga de saúde pública. Através da liga, fizemos campanhas de conscientização do uso do preservativo, Setembro Amarelo/Lilás e doação de sangue. Em conjunto com outras faculdades, a equipe fazia também campanhas de testagem de ISTs, diabetes e auriculoterapia”, destaca.

Dinâmica do curso

A graduação em Biomedicina da UNICID oferece aos alunos o envolvimento com diversas atividades, como Iniciação Científica, campanhas de Responsabilidade Social, monitorias, ligas acadêmicas, Centro Acadêmico, estágios extracurriculares e estágios curriculares obrigatórios. São oportunidades para antecipar a vivência prática da profissão e construir networking com profissionais renomados.

“Assim como Giancarlo, nestes 10 anos de curso temos muitos exemplos de alunos egressos que estão crescendo no mercado de trabalho no Brasil e no exterior. Todos são motivos de muito orgulho, satisfação e alegria para nós da coordenação, professores e Instituição, além de exemplos a serem seguidos pelos demais colegas que neste momento estão em curso”, ressalta a Profa. Ms. Marisa Laporta Chudo, coordenadora do curso.

Gostou do exemplo do Giancarlo? Aproveite e conheça mais sobre o curso de Biomedicina da UNICID.