Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal recebe prêmio de Excelência em Cidadania Fiscal

Certificado concedido pela Receita Federal reconhece trabalho desenvolvido pelo NAF em 2023

01/12/2023

O curso de Ciências Contábeis da UNICID celebra uma importância conquista!

A Superintendência da Receita Federal na 8ª Região Fiscal concedeu ao curso o Certificado de Excelência em Cidadania Fiscal, prêmio baseado no trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF da nossa Instituição no ano de 2023.

O reconhecimento se deu, especialmente, pela participação do NAF nas capacitações oferecidas pela Receita Federal, pelos serviços prestados à comunidade e pelas ações sociais e de cidadania fiscal.

Confira algumas das principais ações desenvolvidas pelo Núcleo no último ano:

Capacitações: Imposto de Renda Pessoa Física; Funcionamento do MEI; Serviços oferecidos pela Receita Federal; Treinamentos direcionados aos MEIs.
Serviços: Orientações e auxílio na elaboração da Declaração de Ajuste Anual do IRPF; Auxílio na inscrição e informações cadastrais de CPF e CNPJ; Auxílio na emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos de PF e PJ; Auxílio na consulta à situação fiscal; Agendamento on-line de atendimentos na RFB; e muito mais.
Plantão Fiscal: todos os anos ocorre o tradicional Plantão fiscal, que nesse ano chegou a sua 31ª edição. A ação atende à comunidade presencialmente ou on-line, auxiliando na confecção e tirando dúvidas sobre o imposto de renda.

Na edição de 2023 do Plantão, foi solicitada a doação de leite em pó e fraldas geriátricas, que foram doadas à APAE de Guarulhos. Ao todo, foram mais de 7 mil atendimentos.

“Este reconhecimento é um testemunho do compromisso incansável da UNICID e de seus alunos em promover a educação fiscal e a excelência nos serviços contábeis. Gostaria de estender meus mais sinceros agradecimentos a todos os membros da Receita Federal envolvidos neste processo. Esta conquista não seria possível sem o apoio contínuo e valioso da Receita, que tem sido uma parceira fundamental no sucesso do NAF”, destaca o Prof. Me. Wagner Pagliato, coordenador do curso.

É fundamental valorizar o empenho, dedicação e entusiasmo dos estudantes do curso, que têm sido essenciais nos atendimentos à comunidade. O comprometimento em aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para auxiliar a população local reflete o compromisso social e capacidade técnica dos nossos graduandos.

“Esses alunos não apenas adquirem experiência prática valiosa, mas também proporcionam um serviço de alta qualidade à comunidade, tornando-se agentes de transformação e contribuindo significativamente para a conscientização e a educação fiscal”, valoriza o coordenador.

A UNICID se orgulha do compromisso de seus estudantes em aplicar conhecimentos para além dos muros da Instituição, trabalhando em estreita colaboração com a comunidade e órgãos externos.

Seguimos comprometidos em fortalecer essa parceria e aprimorar nossos esforços para uma educação fiscal de excelência!