Má postura: dicas para adotar hábitos mais adequados

Prof. Me. Pedro Rizzi de Oliveira, professor do curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), explica as consequências do problema Inúmeros são os fatores que podem ocasionar […]

20/10/2022

Inúmeros são os fatores que podem ocasionar uma má postura. Este impacto pode ser visto desde a infância com diversos hábitos rotineiros, como desvios posturais em sala de aula, uso excessivo de computador, mal utilização de mochilas, brincadeiras que prejudicam a coluna, entre outros. Na vida adulta, os hábitos permanecem, como muito tempo sentado ao trabalhar, dirigir com a coluna curvada ou estendendo demais os braços até os alongamentos feitos de forma errada.

O Prof. Me. Pedro Rizzi de Oliveira, do curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), explica que a má postura é aquela que coloca os tecidos, seja músculo, tendão ou mesmo as articulações, em uma situação de sofrimento. Entre os fatores que podem ocasionar esse desvio são o excesso de pressão em algumas regiões, diminuição da circulação e aumento da tensão muscular.

Manter uma postura errada pode ocasionar consequências para saúde como dores musculares e articulares, podendo ser crônicas e de difícil tratamento. “Em alguns casos mais extremos pode ocorrer até a instalação de deformidades no corpo de uma pessoa que porventura sustentou uma postura inadequada por muitos anos”, salienta o fisioterapeuta.

Os sintomas que definem uma má postura não são algo definido, mas podem ser identificados por meio justamente das dores na coluna, pernas e braços, do formigamento nas extremidades e sensação de peso e dormência nos membros acometidos. “Em outros casos, os desvios posturais podem não vir acompanhado de dores, mas sim de deformidades na coluna, pescoço e membros”, reforça Pedro.

Confira abaixo algumas dicas do professor de Fisioterapia da Unicid para diminuir a má postura:

Manter uma rotina de atividades físicas: realizar exercícios físicos regulares é importante para manter o corpo saudável e preparado para suportar as demandas do dia a dia;

Ergonomia no ambiente de trabalho: ajustar a altura e distância do monitor bem como a disposição de mesas e cadeiras é um método eficaz para se prevenir da sobrecarga do corpo durante uma jornada de trabalho;

Movimentação sempre que possível: evitar ficar sentado na mesma posição durante períodos seguidos também ajuda a aliviar o estresse mecânico nas articulações e ossos. Se for dirigir por muito tempo, por exemplo, realize alguns movimentos para alongar o corpo e relaxar a musculatura.