Procedimentos cirúrgicos de emergência: alunos de Medicina participam de capacitação com cadáveres frescos

Estudantes praticaram em peças doadas pelo Instituto MARC

29/05/2024

No dia 14 de maio aconteceu a primeira edição do PROCIEM (Procedimentos Cirúrgicos em Emergências), quando 16 alunos do último ano do curso de Medicina participaram da atividade com um diferencial empolgante: a utilização de cadáveres frescos, doados pelo Instituto MARC para a Cruzeiro do Sul Educacional.

O uso de cadáveres frescos é um grande diferencial, pois não é uma prática recorrente no Brasil, devido às dificuldades do processo. O congelamento conserva as características do tecido vivo, o que torna o treino nessas peças para os estudantes de Medicina mais próximo de um atendimento real.

A atividade durou em média 4 horas. Foram treinados diversos procedimentos de emergência fundamentais para médicos como pericardiocentese, paracentese, toracocentese, inserção de dreno de tórax e punção intraóssea.

Instruídos e supervisionados pelo professor Francisco Carillo Neto e pela professora Carolina Brandão, os alunos foram divididos em grupos e revezavam para treinar os procedimentos nos cadáveres disponíveis após a explicação do professor, com um tempo limite para realizar a simulação com sucesso.

Parabenizamos todos os estudantes que participaram da atividade e os professores pela excelência na execução da primeira edição do PROCIEM. O Programa demonstra o compromisso da UNICID em formar médicos mais preparados e eficientes!