O aumento de doenças cardiovasculares devido ao pós-covid

Professor do curso de Medicina da UNICID explica a presença da enfermidade em diversas pessoas que foram infectadas pelo vírus da Covid-19 Mesmo com a chegada das vacinas, o coronavírus […]

13/09/2022

Professor do curso de Medicina da UNICID explica a presença da enfermidade em diversas pessoas que foram infectadas pelo vírus da Covid-19

Mesmo com a chegada das vacinas, o coronavírus continua circulando pelo Brasil. E apesar do número de mortes ter reduzido consideravelmente, as sequelas da enfermidade ainda afetam diversas pessoas: um grande exemplo é a presença das doenças cardiovasculares.

Segundo o cardiologista e professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID, Fernando Sergio Oliva de Souza, as condições cardiovasculares evidenciadas nos pacientes com Covid-19 resultam de vários mecanismos que vão desde lesões diretas pelo vírus até complicações secundárias à resposta inflamatória e trombótica, desencadeadas pela infecção.

“Tem-se observado que pacientes infectados por Covid-19, mesmo os com sintomas leves, podem desenvolver miocardite, maior chance de apresentarem infarto agudo do miocárdio e tromboembolismo pulmonar, mesmo algumas semanas após a infecção”, explica Fernando, que enfatiza que a incidência ainda é baixa.

Outra doença cardiovascular que tem sido diagnosticada com mais frequência, mesmo nos pacientes sem fatores de risco, segundo Fernando, é a hipertensão arterial sistêmica. O especialista diz que quando não são tratadas adequadamente, as doenças cardiovasculares podem levar a um quadro de insuficiência do órgão, o que influencia na qualidade e na quantidade de vida.

“Nenhuma faixa etária está livre desse tipo de sequelas, no entanto, pacientes que apresentaram alguma comorbidade, doença cardiovascular prévia ou ainda que desenvolveram a forma mais grave da enfermidade estão mais predispostos a desenvolverem estas complicações”, comenta.

A Covid-19 é capaz de ocasionar diversos efeitos posteriores e se tratando dos distúrbios cardiovasculares, o professor do curso de Medicina da UNICID explica que até o momento não existe tratamento profilático que evite essas sequelas nos pacientes que já foram infectados pelo vírus. “Quem teve Covid e adquiriu alguma doença cardiovascular deve procurar um cardiologista para receber um acompanhamento adequado, visto que este é o profissional mais capacitado para o tratamento da doença”, finaliza.

Apesar do uso de máscaras não ser mais obrigatório em alguns lugares, utilizar as mesmas, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência são as melhores armas contra a Covid-19, o que evita doenças posteriores.