UNICID recebe professores franceses para tratar sobre políticas públicas educacionais em períodos de crise

Pesquisa teve início em julho de 2022 e terá um Seminário Internacional remoto no mês de junho

22/05/2023

Entre 17 de maio e 2 de junho, professores franceses e brasileiros darão prosseguimento a mais uma etapa da pesquisa Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo 2021/08719-0), dos programas de Doutorado e Mestrado Acadêmico em Educação e Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da UNICID.

Organizada em torno de três países (França, Chile e Brasil), a pesquisa teve início em julho de 2022 e terá um Seminário Internacional parcial remoto no mês de junho de 2023. Os trabalhos devem ser encerrados em junho de 2024, com um Seminário Internacional final, dessa vez presencial.

Os docentes estrangeiros profs. Dr. Sylvain Broccolichi (Universidade de Lille), Dr. Christophe Joineaux e Dra. Maira Mamede (Universidade Paris Est Créteil) são professores visitantes dos programas de Pós-graduação (PPGE e PPGP-GE) e cumprem agenda nos estados de São Paulo e Ceará. Confira:

– 17 de maio
Discussão das estratégias do trabalho na visita técnica.

– 18 de maio
Visita à escola Esmeralda Becker e ao Centro de Inovação de Educação Básica em Carapicuíba/SP.

– 19 de maio
Visita a organização OCA na Aldeia de Carapicuíba e visita à Unicid com apresentação dos Programas pela profa Dra. Sandra Ferreira e prof. Dr. Roberto Gimenez, dos Grupos de Pesquisa e da Revista, com a profa. Dra. Ecleide Furlanetto.

– 22 a 26 de maio
Fortaleza (CE) – visita a escolas municipais que apresentam bons indicadores, mesmo estando localizadas em regiões vulneráveis; conhecimento das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) da Seduc.

– 29 de maio a 2 de junho
Visita a Sobral (CE).

Todas as visitas serão acompanhadas pelos professores dos Programas: Dr. Rodnei Pereira e Dra. Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz (coordenadora do projeto Fapesp Covid) e mestrandas do PPGE.

Sobre a pesquisa

É fato que, por conta do isolamento e distanciamento social, a pandemia do Covid-19 afetou a educação ao obrigar o fechamento de escolas e universidades. Por consequência, revelou-se uma nova face das desigualdades no sistema educacional em nível mundial.

No Brasil, embora políticas emergenciais terem sido implementadas nas redes pública e privada de ensino, a maciça parte das instituições de ensino, alunos, professores e comunidades não estava preparada para o ensino remoto, em casa. A realidade desvelou um processo de ensino e aprendizagem complicado, agravado por questões e dificuldades de diversas ordens, tais como: acesso ao computador, conexão à internet, espaço em casa, apoio familiar, níveis de renda das famílias, localização geográfica, caráter urbano ou rural dos estabelecimentos de ensino, etc.

Por isso, a pesquisa visa produzir evidências científicas com a finalidade de nortear a elaboração de estratégias de implementação de políticas públicas que contribuam com os desafios educacionais – sejam os decorrentes da pandemia do Coronavírus como os de futuras crises similares.

Estruturada em oito núcleos e 11 eixos, a pesquisa conta com a participação de 24 pesquisadores nacionais e 10 internacionais. Com o apoio da Fapesp, está sob a coordenação da profa. Dra. Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz. Também compõem o grupo: Prof. Dr. Roberto Gimenez, Prof. Dr. Rodnei Pereira, Prof. Dr. Alexsandro Nascimento, Prof. Dr. Eric Passone, Profa. Dra. M. Conceição Passeggi e mestrandas dos dois Programas.

Dessa forma, a pesquisa busca medir a incidência sobre a desigualdade escolar (abordagem quantitativa) e compreender as estratégias de ação com coleta de dados por meio de entrevistas, compilação de narrativas e realização de rodas de conversas com crianças, bem como filmagens para observação de sala de aula (abordagem qualitativa).