Professor participa de livros sobre Educação Matemática e Artes

Em tempos em que as propostas curriculares na Educação Básica e no Ensino Superior instigam a integração entre disciplinas, com seus projetos integradores, Dirceu Zaleski Filho, professor nos cursos de […]

24/09/2019

Em tempos em que as propostas curriculares na Educação Básica e no Ensino Superior instigam a integração entre disciplinas, com seus projetos integradores, Dirceu Zaleski Filho, professor nos cursos de Pedagogia e Matemática da UNICID, nos traz um pouco da sua experiência na educação.

O prof. Dirceu conta que participa de dois livros que abordam Educação Matemática e Artes lançados recentemente.
Em Educação Matemática e suas tecnologias 3, ele é autor do Capítulo 12: “Mondrian: apreciação, reflexões e aproximações – um relato de experiência em educação matemática. Ele diz que a Educação Matemática tem como objetivo maior pesquisar e contribuir para um melhor ensino da matemática.

O livro é o terceiro da coleção de quatro volumes que trazem a matemática aplicada a diversas situações.

Artes em Educação Matemática reúne artigos de diversos autores que trazem suas vivências com música, pintura, jogo, literatura, cinema, arquitetura, vídeo, fotografia e teatro em diálogo com a matemática. Nesse livro o professor contribuiu com o Capítulo 9 – “Reta e Curva: Mondrian, Niemeyer, Matemática e a Cidade”, em que analisa a influência da matemática presente nas obras de Piet Mondrian (o “poeta da reta”) e de Oscar Niemeyer (o “poeta da curva”) nas concepções sobre a constituição da cidade contemporânea.

As duas obras são recursos interessantes para professores e pesquisadores que queiram fomentar ações práticas para o ensino e aprendizagem da matemática.

Visite o site das respectivas editoras, onde também são disponibilizados outros livros acadêmicos para todas as áreas do conhecimento, e baixe-os sem custo nenhum.

Para fazer download dos livros gratuitamente, acesse: