Curso de Farmácia promoveu ação sobre o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia instituiu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos, também conhecido como o Dia da Luta dos Estudantes de Farmácia […]

03/06/2021

Em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia instituiu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos, também conhecido como o Dia da Luta dos Estudantes de Farmácia pela Saúde. Posteriormente, a data ganhou destaque nacional e passou a ser celebrada como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, essa data foi criada para alertar a população sobre o tema, reforçando que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicações medicamentosas no Brasil.

No Estado de São Paulo, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) realiza várias ações com o objetivo precípuo de divulgar essa data e esclarecer a população sobre a importância do farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos, já que é um profissional técnico-cientificamente qualificado e legalmente responsável por tal prática, conforme Lei Federal nº 13.021/14.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (1985), entende-se que há Uso Racional de Medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Assim, de acordo com o cenário apresentado, a coordenação do curso de Farmácia da UNICID desenvolveu um template para comemorar a data e ratificar a importância da temática junto à comunidade acadêmica.

O material foi utilizado em todas as aulas síncronas ministradas no período de 3 a 7 de maio, quando os professores destacaram para os alunos a importância da data para a profissão farmacêutica.