Programas de Pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul e UNICID participam de encontro em São Paulo

O II Encontro dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu das Universidades Cruzeiro do Sul e Cidade de São Paulo – UNICID foi realizado no dia 29 de novembro, no Maksoud […]

10/12/2019

O II Encontro dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu das Universidades Cruzeiro do Sul e Cidade de São Paulo – UNICID foi realizado no dia 29 de novembro, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo. O evento discutiu as metas a serem atingidas para a Avalição Quadrienal dos Programas de Stricto Sensu, realizada pela CAPES.

A programação contou com a participação da Profa. Dra. Sônia Nair Báo, diretora de Avaliação da CAPES; Profa. Dra. Tania Cristina Pithon Curi, pró-reitora dos Programas de Pós-graduação e Pesquisa e coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde; Prof. Dr. Renato Padovese, diretor acadêmico do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional; e do Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, reitor da Universidade Cruzeiro do Sul e UNICID.

Além deles, 73 docentes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Cruzeiro do Sul e UNICID estiveram presentes. Durante a programação, cada coordenador de curso teve um momento para falar sobre os objetivos alcançados e suas metas para o ciclo.

A professora Sônia ministrou a palestra O Novo Sistema de Avaliação da CAPES e destacou a importância do evento para a reflexão e articulação sobre os rumos do Stricto Sentu. “No momento que você reúne todos os programas para discutir a pós-graduação, você vai estar com as pessoas que fazem o dia-a-dia, centrados nisto. Pode-se observar que cada coordenador busca a resolução dos seus problemas de uma maneira e, ao trocarem essas informações, podem ajudar na resolução de questões dos seus colegas dos outros programas. O caminho é este, é a instituição ser protagonista do seu próprio processo”, disse.

A coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, Profa. Dra. Edda Curi, relatou sobre as possibilidades proporcionadas pelo encontro. “O evento possibilita uma socialização dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em todos os programas, possibilitando uma aproximação dos coordenadores e integração maior entre os programas”.

Ela ainda destaca que este é um momento de fazer um balanço dos programas coordenados por ela, analisando os objetivos alcançados e metas a serem atingidas. “Nossos dois programas vêm caminhando bem. Eles têm uma perspectiva de maior integração com as redes de ensino e uma busca de docentes de outras áreas”, revela.

Já a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNICID, Profa. Dra. Vanda Mendes Ribeiro, compartilhou sobre as conquistas do último quadriênio. “Alçamos a classificação 5, e só 20% dos cursos da área possuem esta classificação. Também tivemos muitas conquistas neste ano, como o processo de fortalecimento da nossa internacionalização, além dos inúmeros eventos que o programa organizou e publicações feitas.”

O Encontro também refletiu sobre os próximos capítulos na história dos Programas de Pós-graduação das duas Instituições, dialogando com o futuro, afirmando metas a serem atingidas, conexões a serem feitas e alunos a serem cativados.

Também foi ressaltada a importância do trabalho em equipe e da troca de saberes, reafirmando o poder transformador da ciência e da educação na vida de um alunos, professores e sociedade em geral.