UNICID e Universidade Cruzeiro do Sul promovem o 2º Workshop do Núcleo de Astrofísica (NAT)

A UNICID e a Universidade Cruzeiro do Sul, instituições que integram o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promovem o 2º Workshop do Núcleo de Astrofísica (NAT) – Sol, Galáxias e […]

03/12/2019

A UNICID e a Universidade Cruzeiro do Sul, instituições que integram o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promovem o 2º Workshop do Núcleo de Astrofísica (NAT) – Sol, Galáxias e Cosmologia, nos dias 13 e 14 de dezembro, no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul.

Organizado pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Astrofísica e Física Computacional, o evento abordará temáticas sobre a Física Solar, Núcleos Ativos de Galáxias, Galáxias Anãs, Aglomerados de Galáxias e Cosmologia.

Com apresentações e rodas de conversa, os professores do NAT apresentarão temas relacionados à área de Astronomia. Os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado do grupo, ficarão responsáveis pela apresentação de seus respectivos trabalhos de pesquisa.

O encontro é gratuito e destinados a alunos e a comunidade em geral. Para se inscrever basta enviar e-mail até 10 de dezembro para ppg.afc@unicid.edu.br com nome completo, RG, instituição de ensino (se for aluno) ou formação.

Programação:

16h00 – Abertura

16h10 – Galáxias Anãs: elas existem? (Gustavo A. Lanfranchi)

16h35 – Evolução Química e Hidrodinâmica de Leo II (Roberto M. Hazenfratz)

17h00 – Buracos Negros e a Perda de Gás em Galáxias Anãs (Larissa Santos de Oliveira)

17h25 – 18h00 Café

18h00 – Buracos Negros no Núcleo de Galáxias (Anderson Caproni)

18h25 – Estudo de Jatos Relativísticos de Blazares (Viktor Y. D. Sumida)

18h50 – Explosões Estelares e Ventos em Galáxias Anãs (Jennifer Ferreira Soares)

10h25 – Cosmologia – Uma Ciência do Universo (Reinaldo R. de Carvalho)

10h50 – Matéria Escura e o Gás de Galáxias Anãs (Matheus M. de Castro)

11h15 – O Papel das Barras na Alimentação de AGNs (Luiz Albérico da Silva Lima)