Parceria internacional: docente da UNICID visita University of Portsmouth no mês de julho

Estadia da professora Adelina Novaes fortalece vínculo com instituição inglesa e abre possibilidades de cooperação acadêmica

01/06/2022

A Profa. Dra. Adelina Novaes, docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Formação de Gestores Educacionais da UNICID, será recebida no mês de julho como Academic Visitor na University of Portsmouth (UoP), na Inglaterra.

O período de intercâmbio será financiado pelo Research England Enhancing Research Culture Fund e estreitará laços entre a nossa Instituição e a UoP, com foco no desenvolvimento de projetos já em curso e planejamento de trabalhos futuros.

A presença da docente no Reino Unido fortalece a internacionalização dos programas de pós-graduação e abre possibilidades para mobilidade acadêmica de docentes e alunos.

“Planejamos um cronograma que está repleto de atividades. Serão dias de trabalho intenso, mas estou certa que serão muito produtivos. Espero trazer novidades para os programas de pós graduação dos quais faço parte, mas principalmente para a UNICID como instituição, porque temos esse propósito de elaboração de um convênio”, destaca a professora.

Visita anterior

Esta será a segunda visita da prof. Adelina na universidade inglesa. A primeira ocorreu em 2019, com financiamento do CNPq, da UNICID e apoio da Fundação Carlos Chagas.

Nesse período, além de reuniões com setores de internacionalização da UoP e desenvolvimento das atividades de pesquisa com as professoras Jacqueline Priego e Catherine Carroll-Meehan, a profa. Adelina apresentou o seminário Teaching practices through psychosocial lenses: Report from a Brazilian multi-site study na Faculty of Humanities & Social Sciences, School of Education & Sociology.

O intercâmbio deu início ao estudo de um projeto que faz parte do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt.

“Essa (nova) estadia reforça parcerias que venho estabelecendo com a professora Jacqueline Priego desde 2014 e agora têm se ampliado. Será um período importante para planejarmos pesquisas, elaborarmos artigos científicos e analisarmos os resultados de um projeto do qual fazemos parte, coordenado pela professora Catherine Carroll-Meehan, sobre as percepções de docentes acerca da relação família-escola”, finaliza a docente.