Você está em:

Notícia

Dor Lombar: Docente do Mestrado e Doutorado em Fisioterapia publica estudo em uma das revistas de maior credibilidade no mundo!


02
Abril 2018

A dor lombar é um sintoma cada vez mais comum nas pessoas e a principal causa de incapacidade no mundo. E com diagnóstico difícil de ser feito, a dor lombar vem sendo tratada inadequadamente. É o que afirma um estudo publicado no periódico The Lancet criado por 33 renomados pesquisadores internacionais, do qual a professora Lucíola Costa, do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID faz parte e é a única representante brasileira, na América Latina.

Em entrevista a importantes veículos de imprensa brasileiros, a docente disse que as pessoas precisam entender que a lombalgia é um sintoma e não uma doença, como uma dor de cabeça, por exemplo, e que é preciso evitar o abuso de medicamentos e cirurgias desnecessárias. “Em alguns casos o paciente pode apenas deixar o sedentarismo de lado com caminhadas ou natação e o sintoma já melhora”, afirma a professora e pesquisadora Lucíola.

Quer saber mais detalhes? Leia a repercussão do estudo na mídia, nas reportagens abaixo:

Domingo Espetacular/TV Record: Dor na lombar é a doença ocupacional que mais gera custos no Brasil, diz especialista

Fala Brasil/TV Record: Pacientes com dor lombar recorrem a tratamentos errados, diz pesquisa

IstoÉ: A dor de 540 milhões

UOL – Dor lombar: pacientes estão recebendo tratamento errado, diz estudo

O Globo – Um mundo com dor nas costas

Correio Braziliense – Descaso com a dor lombar

Crefito: entrevista ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 

Revista Saúde: Você e seu médico fazem quase tudo errado

Esse excelente resultado só nos comprova a qualidade do nosso corpo docente e dos estudos e pesquisas científicas realizadas na Universidade. #OrgulhodeserUNICID!