Você está em:

Notícia

Aluna egressa do Mestrado consegue bolsa FAPESP.


22
Maio 2019

A ex-aluna do Programa de Mestrado em Fisioterapia, Tatiane Motta, foi contemplada com uma bolsa da FAPESP para cursar o Pós-doutorado, junto ao Programa de Doutorado em Fisioterapia da UNICID. A aluna submeteu o projeto de pesquisa para concorre a bolsa com o tema: “ Um estudo de validação da ferramenta preditiva de recuperação de um episódio de dor lombar aguda”.

O objetivo da pesquisa é determinar a utilização dessa ferramenta na população brasileira, para prognosticar a recuperação da dor no período de uma semana, um mês e três meses em pacientes com dor lombar aguda, que reclamam de dor, geralmente uma semana após a procura de um médico.

Quando era aluna do Programa de Mestrado em Fisioterapia, Tatiane Motta, foi orientada pelo Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa,  foi quem auxiliou ela na submissão do projeto, que foi elaborado em parceria com o Prof.º Leonardo no final do curso de Doutorado. “ Ao se aproximar do termino do meu Doutorado escrevi um projeto de pesquisa em consulta com o Prof.º Leonardo, e apliquei para a bolsa de pós-doutorado da FAPESP em setembro de 2018”, explica Tatiane.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, oferece várias modalidades de bolsas que englobam cursos desde a graduação até o pós-doutorado. A bolsa que Tatiane conseguiu irá custear toda execução do projeto de pesquisa, as mensalidades da aluna por dois anos e mais recursos de reserva técnica.

Tatiane Motta concluiu seu Doutorado, fora do país, na Macquarie University, na Austrália. Ela trabalhou o mesmo tema que será pesquisado no pós-doutorado. Segundo a aluna Tatiane todos os estudos e pesquisas do pós-doutorado serão realizados junto ao programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID. “ Todos os estudos serão relacionados a prognostico de dor lombar”, conclui Tatiane.