ITAC: conheça o novo instituto de treinamento internacional!

Fevereiro 2018

No dia 30/01 foi inaugurado o Instituto Internacional de Inovação e Treinamento Anatomocirúrgico – ITAC, resultado da parceria entre a UNICID e o Miami Anatomical Research Center – M.A.R.C. Institute (saiba mais aqui). O Instituto, instalado no campus Pinheiros, é a primeira unidade que chega ao Brasil com infraestrutura e educação de excelência para o treinamento de múltiplas especialidades anatomocirúrgicas.

O foco do M.A.R.C. Institute é fornecer um cenário de simulação realístico, levando o ensino, o treinamento, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos para um patamar de excelência, resguardado com todas as licenças, regulamentações, aprovações apropriadas, exigidas pelas leis do Brasil e dos Estados Unidos.

De acordo com o Diretor Médico do M.A.R.C., Eduardo Sadao, o intuito do centro de treinamento é preparar o médico para enfrentar qualquer situação real em um centro cirúrgico. “Todo este treinamento, com base em simulações, tem como objetivo capacitar os profissionais da área da saúde para minimizar qualquer futuro risco ao paciente. Desta forma, buscamos oferecer o melhor tratamento possível e também mais seguro”.

ITAC – treinamento de técnicas cirúrgicas de modo realístico

Com esta nova implementação, a UNICID passa a oferecer aos profissionais e estudantes da área da saúde a oportunidade de utilizar uma técnica totalmente inovadora para o país, permitindo a capacitação e o treinamento de técnicas cirúrgicas de modo realístico. O M.A.R.C. Institute proverá espécimes biológicas preparadas por meio de uma técnica de congelamento que deixa o material com aspecto natural.

Os estudantes de medicina também terão acesso à experimentação do ensino de anatomia aplicada à cirurgia, tanto na observação de procedimentos cirúrgicos simulados, como por meio de atividades de monitoria durante os cursos de treinamento. Além disso, há ainda a possibilidade de realização de alguns procedimentos cirúrgicos básicos, colaborando para a formação e atuação dos futuros médicos. Por questões estratégicas e aspectos legais, alguns cursos do M.A.R.C. relacionados a procedimentos faciais serão exclusivamente oferecidos no Instituto em Miami.

Para a Executiva-Chefe de Operações do M.A.R.C., Heloise Peixoto, a implementação do Instituto de treinamento também colabora para pesquisas na área. “Com a expansão, conseguiremos que profissionais da América Latina tenham não só acesso ao desenvolvimento de novas técnicas e produtos, mas também à pesquisa, parte de suma importância para a formação profissional.

Para o Prof. Luiz Henrique Amaral, Reitor da UNICID, a inauguração do ITAC trata-se de um grande diferencial tanto para a instituição, quanto para o curso de Medicina. “Somos a primeira instituição do Brasil a oferecer um instituto de treinamento internacional de inovação para desenvolvimento de técnicas e pesquisas na área de cirurgia e anatomia. Tenho certeza que o ITAC será um espaço diferenciado para capacitação, treinamento e qualificação profissional na área de medicina”.

Já a coordenadora do curso de Medicina da UNICID, Profa. Denise Ballester, explica como esta nova tecnologia é importante para a formação acadêmica dos alunos. “O ITAC é a concretização de um sonho, que visa um trabalho intenso na área de saúde educacional e cirúrgica, tornando-se um diferencial na formação posterior dos estudantes, com experimentação de ensino e monitoramento”.

>> 2017 foi um ano muito importante para Medicina – UNICID: confira aqui nossa linha do tempo com todas as nossas conquistas!