Você está em:

Notícia

V Jornada Ação Docente Inclusiva tem como tema o autismo e a educação. Participe!


10
setembro 2018

No dia 15/09, das 8h30 às 13h, acontecerá no Auditório da Unicid a 5º edição da Jornada Ação Docente Inclusiva. Desde 2014, o Núcleo da Acessibilidade da Unicid – NAce organiza o evento, que aborda assuntos relacionados à docência e deficiência. Neste ano, em sua quinta edição, o tema escolhido foi o autismo. A jornada contará com a presença de palestrantes na área de fonoaudiologia, psicologia e pedagogia.

O número de alunos com deficiência tem crescido nas instituições de ensino superior, o que torna a universidade um palco importante para a discussão de um tema que desperta inúmeras discussões como inclusão, metodologia, avaliação, entre outros. Desse modo, o público-alvo da V Jornada Ação Docente Inclusiva são docentes de cursos presenciais e de ensino à distância. E também estudantes dos cursos de pedagogia e licenciatura, como também da área de psicologia e interessados no tema deficiência.

Confira a programação completa:

8H30 – ABERTURA E COMPOSIÇÃO DA MESA

9H00

AUTISMO: DO QUE SE TRATA?

Maristela Bernardineli – Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), especialista na Clínica Interdisciplinar com o Bebê (COGEAE), Formação Básica no Curso Bobath, Assessoria Fonoaudiológica prestada a Escola Jacarandá desde 2001, Frequentadora de grupo de estudos em psicanálise lacaniana desde 2004. Coautora do livro “A criança e a palavra”, organizado por Ana Rocha e Marta Baptista, Curitiba: Editora CRV.

9H40

ROTINA PEDAGÓGICA AOS ALUNOS COM TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Silvia dos Santos Oliveira

Mestranda, professora universitária e palestrante, pós-graduada em Distúrbios de Aprendizagem com Inclusão. Educação Especial na Modalidade Deficiência Intelectual – D.I. e Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD. Graduada em Pedagogia, Psicopedagogia e Matemática. Responsável pelos procedimentos acadêmicos e administrativos da área de Educação Especial na Diretoria de Ensino Leste 2 – na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, incluindo a Curadoria do Fórum Permanente de Educação Inclusiva.

Jair Gomes dos Santos

Mestrando em Ciências da Educação. Pós-graduado em Educação Profissional e Ciências da Educação, graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Psicologia. Professor coordenador de Núcleo Pedagógico na área de Ciências Humanas, e professor de nível técnico, superior e em cursos de pós-graduação.

10H40

AUTISMO – É PRECISO CONHECER PARA INCLUIR

Simone de Almeida Perassoli

Pedagoga, participou de vários cursos, congressos e palestras sobre o Autismo, entre eles um curso intensivo na Análise do Comportamento Aplicada, com o psicólogo Felipe Tardem. Atualmente está cursando Pós-graduação em TEA, pela Faculdade São Carlos. É professora da Rede Municipal de Ensino e mãe de uma criança com autismo

Após as palestras teremos um momento para perguntas da plateia com a participação da psicopedagoga e professora Maria Cristina Natel, como moderadora.

Clique aqui e faça sua inscrição gratuita!