• Selecione outro idioma

• Áreas de Concentração:

Gestão Educacional

• Público alvo:

Profissionais na área de Educação .

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso

O Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo tem como principais objetivos:

Missão do PPGP-GE: O PPGP-GE toma como princípio a gestão educacional democrática, pautada nos pressupostos da participação, transparência, difusão de conhecimentos, respeito às diferenças e às diversidades e,  para tanto, busca investir em processos formativos criativos e inovadores de gestores dos Sistemas e das Instituições Educativas brasileiras e/ou de outros profissionais que tenham a expectativa de ocupar cargos/funções de gestão educacional.

Objetivo Geral: Formar profissionais oportunizando o aprimoramento e o redirecionamento de suas trajetórias para o exercício da gestão, administrativa, pedagógica e financeira, no âmbito da Educação.

Objetivos específicos:

Orientar o estudo de referenciais teóricos,  metodológicos e legais para a  qualificação da gestão educacional;

Propiciar a elaboração e a implementação de ações de intervenção que possibilitem a reorganização e o aprimoramento das práticas de gestão educacional;

Subsidiar a elaboração de instrumentos de planejamento, registro, acompanhamento e avaliação do trabalho da gestão;

Estimular o uso de recursos tecnológicos para subsidiar processos de gestão.

Setor de Apoio Acadêmico

• Áreas de Concentração:

Gestão Educacional

• Público alvo:

Profissionais na área de Educação

• Coordenação

Prof. Dr. Rodnei Pereira

• Vice-coordenação

Profa. Dra. Sandra Lúcia Ferreira

Coordenação do Curso

Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais

O Programa de Pós-Graduação Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) deu início ao quadriênio 2017-2020 se propondo a realizar uma dinâmica continuada com vistas a aprimorar suas práticas. Localizado atualmente na zona central da cidade de São Paulo – bairro da Liberdade – o PPGP-GE vem ampliando seu atendimento das demandas desse espaço urbano. No que tange especificamente à Educação Básica., a

A zona central da cidade de São Paulo, no que diz respeito a educação pública, é atendida por três (03) diretorias de ensino ligadas ao sistema estadual: diretoria de ensino centro que acompanha 62 escolas públicas estaduais e 195 escolas particulares; a diretoria de ensino centro sul que acompanha 72 escolas públicas estaduais e 230 escolas particulares e a diretoria de ensino centro oeste que acompanha 75 escolas públicas estaduais e 270 escolas particulares. No que se refere ao atendimento público municipal a região central é tendida quase que em sua totalidade pela Diretoria Regional de Educação Ipiranga, que acompanha 26 centros de educação infantil – CEI, 55 Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI e 41 Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF. A diretoria Regional de Educação Ipiranga conta com oito Centros Educacionais Unificados – CEU. Além das escolas gerenciadas diretamente pela Prefeitura Municipal de São Paulo o sistema municipal conta com atendimento por meio de convênios com entidades sem fins lucrativos. Esse contexto regional configura-se como um cenário ainda muito permeado de desafios que interferem nos mecanismos de gestão escolar, impondo a necessidade de novas modalidades de atendimento no que se refere ao desenvolvimento de profissionais da educação, com vistas a aperfeiçoar e reorganizar práticas de gestão. Assim, o PPGP-GE busca levantar e sistematizar problemas vivenciados no cotidiano de trabalho de escolas, universidades e órgãos centrais e outras instituições educativas como ponto de partida para a instauração de um processo formativo no qual os gestores destas instituições se reconheçam como protagonistas, discutam, reflitam e (re) inventem práticas de gestão, investidas de sentido e significado.

Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais

Organização do trabalho pedagógico em instituições de educação Políticas públicas e gestão escolar: planejamento e avaliação nas instituições de educação
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
Calendário Institucional